sábado, 1 de outubro de 2011

1º de Outubro - Dia do Vereador

O Vereador ou veradora tem um papel fundamental no seio da sociedade, tendo em vista ser ele o indivíduo que representa os interesses de uma cidade inteira, da população de um município, principalmente com os olhos voltados para as mais humildes, voltados para defender os interesses da coletividade em seus anseios, apontando para o executivo as reais necessidades, ações, obras e serviços que a população deseja para melhorar o convívio social, a vida das pessoas em determinadas comunidades ou de grupos organizados que por ventura sintam necessidade de apoio do poder público. O Vereador/vereadora é sem dúvidas o elo de ligação entre o povo e o poder executivo. O Vereador/vereadora é o fiscal do povo, fiscaliza as ações executadas pelo executivo, pelo presidente da câmara, a aplicação do dinheiro público, do contribuinte, ele sugere, apresenta sugestões orais ou escrita apresenta requerimentos, vive em contato permanente com a população. O vereador/vereadora também é legislador, faz as Leis que disciplina a sociedade, produzem regras de convivência, apresentam emendas a determinados projetos em discussão, apreciam votam contra ou a favor todos os projetos de iniciativa do Executivo ou os projetos de resolução da casa legislativa. Uma árvore, um poste, uma creche, um hospital, uma escola, uma quadra poliesportiva, campo de futebol, uma praça, uma lombada, um mata-burro, a construção, recuperação e concerto de uma estrada, são algumas das conquistas que tornam uma cidade melhor para se viver reivindicada pela população intermediada muitas vezes por um Vereador ou Vereadora. O Vereador(a) é sem dúvidas um promotor ou intermediário constante de grandes realizações. Mas nada mais importante do que aquelas que influenciam a vida de muitas pessoas. Que concretiza sonhos. Tirar as idéias do papel e fazê-la nascer e florescer no seio da sociedade como uma obra, uma ação real. O Vereador/vereadora cresce quando suas ações condizem com a vontade do povo, com os anseios da sociedade contribuinte, todo cidadão se torna um sócio dos governos, pagam sua contribuição para receber em troca serviços que são comuns. Portanto, o papel do Vereador da vereadora é trabalhar em prol da comunidade, colaborando com o desenvolvimento do município, com a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Parabéns a todos os colegas vereadores pelo nosso dia!

Fátima Bezerra elogia criação do PSD e afirma que liderança de Robinson Faria será fortalecida no Estado

A deputada federal Fátima Bezerra diz que a criação do PSD é positiva para o Rio grande do Norte, no sentido de ampliar o cenário político do Estado.

A deputada do PT espera que em nível nacional o PSD passe a apoiar formalmente o Governo de Dilma Rousseff. “Em curto espaço de tempo lideranças políticas de todo o país superaram os entraves organizativos e burocráticos e conseguirem viabilizar a construção de um partido que já nasce forte e com representatividade em diversos Estados”, frisa Fátima.

Acrescentando: “As resistências foram muitas, principalmente do DEM, que buscou a todo custo inviabilizar o reconhecimento legal do PSD, provavelmente por ser o partido que mais definha com esse processo, perdendo aproximadamente um terço dos seus deputados na Câmara Federal, a ponto de se tornar uma agremiação em estado de insolvência”.

Segundo Fátima, no Rio Grande do Norte o PSD torna o cenário político mais plural e fortalece a liderança do vice-governador Robinson Faria. “No caso do RN, o PSD torna o nosso espectro político mais plural, além de fortalecer novas lideranças como o vice-governador Robinson Faria, que agora deverá que se posicionar em relação à aliança regional com o DEM – principalmente considerando as declarações do senador José Agripino na imprensa nacional, de que o DEM não deverá se coligar com o PSD”, enfatiza a vice-presidente nacional do PT.

ROBINSON PIRES/Do Oliveira Wanderley

HOJE 1° DE OUTUBRO, É DIA DO IDOSO, EM NOME DE MINHA VÓ MARIA OLINDINA PARABENIZO TODOS OS IDOSOS DE CERRO CORÁ

Maria Olindina é minha querida vó, tem 83 anos, é com muita alegria que hoje tenho o prazer de homenagear todas as pessoas idosas em seu nome, não é todo mundo que chega a ter essa idade lúcida, graças a Deus a senhora está, todos nós sentimos orgulho do seu exemplo, procuramos seguir...

MENSAGEM DEDICADA A TODAS AS PESSOAS IDOSAS

"O envelhecimento faz parte de nossa vida! É um processo natural que se inicia no momento em que nascemos. Não é questão a ser aceita ou tese da qual se possa discordar. A gente envelhece e ponto. Não há, porém, limites estabelecidos para o término de nossa caminhada neste mundo. Temos é que manter sempre acesa a chama do entusiasmo, pois a vida tem encantos para aqueles que gostam dela.

Em nossa sociedade, porém, envelhecer é passar da atividade para a passividade. Isso significa deixar de fazer para que façam pela gente, deixar de ser cidadã/ão, deixar de ser família, etc. Assim limitadas e isoladas, as pessoas perdem a razão de viver. É como se as pessoas idosas não tivessem valor, habilidades, direito à opinião própria, etc. Algumas expressões que se ouvem em nossa sociedade, e até em nossas famílias, em relação às pessoas idosas mostram essa mentalidade: "lugar de velho é em casa", "está ficando igual a criança, quer participar de tudo", "velho não tem mais nada para aprender".

Na Bíblia, também podemos perceber que a atitude frente às pessoas idosas nem sempre foi tão pacífica ou tão tranqüila como, às vezes, ouvimos e afirmamos. Podemos perceber na leitura da Bíblia que as pessoas idosas não têm uma vida sem problemas, sem dificuldades. Mas a exortação quanto ao respeito, à valorização da sabedoria dos mais velhos sempre aparece. O Salmista, por exemplo, compara as pessoas que andam com Deus como árvores viçosas cheias de vigor e de frutos mesmo na velhice (Sl 92.13-15). A Bíblia nos mostra um horizonte diferente daquele que percebemos na nossa sociedade.
"Até à vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda quando tiverdes cabelos brancos, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei."
(Is 46.4)

A família, a comunidade e a sociedade precisam dignificar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua liberdade, autonomia, bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida. No contexto social temos várias formas agradáveis de viver esta fase da vida, participando de grupo de idosos, de dança, artesanato, realizando viagens, fazendo caminhadas, mantendo-se atualizado, freqüentando cursos e, desta forma, preenchendo significativamente o nosso envelhecer.

E você, que se considera nessa fase da vida, não pense no número de anos que já viveu. Pense, isto sim, em como desfrutar com muita coragem, perseverança e fé os anos que tem pela frente, dedicando-se a algo que lhe interesse e orgulhando-se de sua idade, por mais avançada que seja. Tudo isso manterá seu espírito alegre e juvenil. Enfrente, pois, o entardecer da vida com responsabilidade, alegria e muito amor. Esse entardecer não acaba em uma noite fechada, mas em um amanhecer cheio de esperança.

Vamos olhar para a pessoa idosa como ser humano integral, valioso e amado por Deus e por nós. Não podemos considerar apenas sua força física, mental e sua saúde. É preciso respeitar a personalidade formada, a riqueza da experiência acumulada. As pessoas idosas podem trazer de volta muitos valores perdidos pela sociedade de consumo e pela violência.

Que Deus nos lembre do valor e da transitoriedade de nossa vida. Que nunca haja um tarde demais para amar, perdoar e servir. Amém.

(Roseli Breunig)
UM ABRAÇO CARINHOSO A TODAS AS PESSOAS IDOSAS - VEREADORA GRAÇA

VEREADORA GRAÇA APRESENTA DOIS REQUERIMENTOS IMPORTANTES, VEJA!

Estado do Rio Grande do Norte

Câmara Municipal de Cerro Corá

Praça Tomaz Pereira, nº 11, Bairro Centro, Cerro Corá/RN

CNPJ (MF) 08.386.716/0001-80

Requerimento Nº ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­154 /2011

A vereadora que este subscreve, nos termos do Regimento Interno desta Casa, vem requerer à Mesa Diretora, que após ouvir o plenário, seja encaminhado, oficialmente ao Exmo. Sr. Raimundo Marcelino Borges, Prefeito Municipal solicitação para que realizado um estudo através da secretaria municipal de saúde no sentido da possibilidade de trazer um especialista para realizar exame de próstata no município, pelo aumenos uma vez por mês.

JUSTIFICATIVA

Como temos conhecimento através das pesquisas, da freqüência do câncer de próstata que aumentou de forma explosiva nos últimos anos, representando, atualmente, o câncer que mais freqüentemente acomete o homem. Sua incidência aumenta com a idade atingindo quase 50 % dos indivíduos com 80 anos. Todavia, sua evolução é lenta e a grande maioria de seus portadores, provavelmente, virão a falecer.

A busca do diagnóstico precoce, visando um tratamento curativo, assume fundamental importância e deve ser realizados através de exame preventivo, anual, em todos os homens a partir de 45 anos de idade, independente de apresentarem ou não sintomas. Naqueles que possuem história de incidência de câncer de próstata na família, o exame preventivo deverá ser iniciado aos 40 anos.

Em sua fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Na maioria dos casos, o tumor tem um crescimento lento, levando aproximadamente 15 anos para atingir 1 cm³ e acomete homens acima de 50 anos de idade.Apesar do preconceito que ainda existe em relação ao exame, ele é simples e fácil para detectar precocemente o câncer de próstata e tratá-lo adequadamente.

Sala das sessões 29 de setembro de 2011

Maria das Graças de Medeiros Oliveira

Autora

Estado do Rio Grande do Norte

Câmara Municipal de Cerro Corá

Praça Tomaz Pereira, nº 11, Bairro Centro, Cerro Corá/RN

CNPJ (MF) 08.386.716/0001-80

Requerimento Nº155 ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­/2011

A vereadora que este subscreve, nos termos do Regimento Interno desta Casa, vem requerer à Mesa Diretora, que após ouvir o plenário, seja encaminhado, oficialmente ao Exmo. Sr. Raimundo Marcelino Borges, Prefeito Municipal solicitação para que seja colocado braços e lâmpadas dos postes das residências do cabeço da Chã da Divisão nas proximidades de Zé de Tonheca Pinto.

JUSTIFICATIVA:

Fui procurada pelos moradores que nos pediram que fizéssemos essa solicitação ao poder executivo, haja vista que já existe a rede de energia; está faltando os braços e as lâmpadas para que seja iluminada aquela localidade e diminua os riscos que já se corre devido à escuridão.

Sala das sessões 29 de setembro de 2011

MARIA DAS GRAÇAS DE MEDEIROS OLIVEIRA

Vereadora Autora

D. TEREZINHA, HOMENAGEIA O PREFEITO NOVINHO EM NOME DE TODOS OS IDOSOS DO CCI

Novinho, que beleza de passeio o do dia dos pais no monte de Santa Rita. Ficamos encantados com a beleza daquele monte, o santuário, a imagem de Santa Rita naquelas alturas. O pessoal todos comportados, uma viagem tranquila, até a natureza colaborou que não tivemos calor, a missa muito bonita, o padre falou muito na importância da familia, o povo emocionado com os cânticos, principalmente com a musica de Sérgio Reis, o santuário muito lindo e organizado. Andei bastante por dentro para poder conhecer melhor e admirá tanta beleza. Em nome de todos do clube de idosos agradecemos de todo coração esse presente oferecido a todos nós principalmente aos pais pelo seu dia. Foi um presentão!

Novinho, você tem um coração de ouro, por dar essa oportunidade de proporcionar a felicidade de tanta gente humilde que são os idosos. Muito obrigado ! Muito obrigado mesmo que Deus o ilumine cada vez mais para poder nos acompanhar até o fim de nossos dias, por que estamos chegando a nossa batalha terrestre, já vivemos mais de meio século como eu Terezinha Vieira que estou com 75 anos e temos pessoas como você que lembra-se dos idosos para dar essa alegria tão grande a todos do C.C.I, sei que em Cerro Corá tem outras pessoas assim como você, mas hoje te agradecemos que teve essa criatividade juntamente com Maria Amália que é também uma criatura excelente, eu já tive a oportunidade de trabalhar ao lado dela na E.E.Querubina Silveira, também Nena uma pessoa maravilhosa que trata os idosos com muito amor, carinho e principalmente respeito.

Sim o que me admira muito em você Novinho é que é muito difício você não está presente em todas as comemorações que já participei com os velhos. Parece que você se sente bem junto com todos nós, acompanhado de sua família.

- O vinho que você toma, nós tomamos, o almoço que é feito para nós, você almoça, a nossa merenda também, não tem nada separado, come nos pratos que usamos, não há nada de separação. Seja sempre assim, por que Jesus é humilde em santidade e você é humilde em amizade. Se alguém fala mal de te feixe os olhos use a surdez e reze pra Deus por que só ele te dará a resposta.

Era o que eu tinha para te dizer, só agradecer e que o senhor pai do céu te encaminhe por caminhos seguros e retos, nas horas prósperas, nas adversas conserve a paciência.

Desejo muitos anos de vida, sejas feliz na caminhada que Jesus Cristo te ofereceu.

Terezinha Vieira da Silva.

APROXIMADAMENTE 30 CRIANÇAS DE CERRO CORÁ VIAJAM NESTE SÁBADO 1º/10 PARA PARTICIPAREM DOS ESTADUAIS DE MIRIM E PRÉ MIRIM

Cerca de 30 crianças das Escolas de Cerro Corá viajam neste sábado 1º de Outubro para participarem dos Campeonatos Estaduais de Mirim e Pré-mirim que será realizado na Pista Magnólia Figueiredo, em Natal RN. A categoria Mirim masculino será a equipe com o maior número de atletas inscritos, 12 no total. Vitor Vinicius, Josemário Cândido, Gustavo Borges, Pedro Hiago e José Marques são os nomes que aparecem com a maior chance de medalha. Já no Feminino teremos nomes bem conhecido do atletismo do RN, Danielle Duarte, Lívia Borges e Raiane Kelly serão praticamente nomes certos na possível convocação da seleção potiguar de mirins que vai disputar o Norte-nordeste, em São Luiz – MA, no mês de Outubro. Já na categoria pré-mirim levaremos alguns nomes com intuito de lapidá-los para 2012, pois aí encontraremos os nomes das próximas Olimpíadas Escolares.

Fonte: Novinho.org

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA DIVULGA CRONOGRAMA DO GARANTIA SAFRA 2011/2012


A Secretaria Municipal de Agricultura Meio Ambiente e Turismo através do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável convida a todos os agricultores que se enquadram nos moldes do Garantia – Safra para efetuar suas inscrições conforme programação de reuniões nas comunidades rurais

PROGRAMAÇÃO


COMUNIDADES LOCAL DATA HORA
  • Varzinha
  • Porta D’agua
Varzinha na casa de Zé Pitu

04/10/11

Terça – Feira

09h00
  • PA Santa Rosa
  • Sítio Recanto
Casa de Geová 13h00

15h00


  • PA Umburanas
Associação de Moradores
  • Boa Vista
  • Serra da Rajada
  • Várzea dos Paz
Sítio Boa Vista na Casa de Zé Amaro

05/10/11

Quarta – Feira

09h00
  • Poço dos Cavalos
  • Manjericão
  • Barra Azul
Escola do Manjericão 14h00
  • Monte Alegre
  • Casinha
  • Mulungu
  • Cachoeira dos André
  • Cachoeira dos Angicos
  • Tipóia

Casa de Boneca

16h00


  • Serra Verde
  • Mulungu
Associação de Serra Verde 06/10/11

Quinta – Feira

09h00
  • Serra Preta
Na Escola Cel. Severino Bezerra 14h00
  • Várzea dos Evaristos
  • Sitio Palhas
Na casa de Geraldo Evaristo

11/10/11

Terça – Feira

09h00
  • Várzea dos Felix
  • Divisão
  • Quimangas
  • Barreiras

Associação de Várzea dos Felix

14h00
  • Pinga
  • Dnocs
No Sítio Pinga na Casa de seu Marleucio Galvão 13/10/11

Quinta – Feira

09h00
  • Arisco
Na casa de Joaquim Guedes 14h00
  • PA São Francisco
  • Serra do Meio
  • Sitio Recreio
No PA São Francisco na Escola Digital

14/10/11

Sexta – Feira

09h00
  • Ipueiras
  • Condessa
  • Catolé
Na casa de Raimundo Amaro 14h00
  • Frei Damiao
  • Arara
No PA Frei Damião na Casa de Neguinho

18/10/11

Terça – Feira

09h00


  • PA Santa Clara B
  • Sítio Tupã
Na casa de Assis Tito 14h00
  • PA Santa Clara A
Vila A na Associação 19/10/11Quarta – Feira 09h00
  • Baixa Verde
Escola Raimundo Vitorino 20/10/11Quinta Feira 09h00
Escola Presidente Médici (Chico Capote) 14h00
  • Sitio Baixa da Floresta
Escola Aguinaldo Dantas 21/10/11

Sexta – feira

09h00
  • Chã do Sitio
  • Bom Jardim
Escola São Jorge 14h00
  • Chã da Divisão
  • Sitio Novo
Núcleo de Chã da Divisão (Peti – Serra)

25/10/11

Terça – feira

09h00


  • Povoado Albino
  • Santa Rita
  • Baixa Verde 3
Escola Estadual Albino Avelino 26/10/11Quarta – Feira 09h00

Que agricultores podem participar?

  • Ser Agricultor e ser pronafiano
  • Ter renda Bruta Familiar mensal de até 1,5 salário mínimo (não conta aposentado rural)
  • Cultivar áreas não irrigadas entre 0,6 e 10 hectares de algodão, milho e feijão e/ou mandioca
  • Possuir cartão social (Bolsa Família ou Cartão do Cidadao)

Para efetuar a inscrição no programa o agricultor deve ter em mãos no dia da reunião as copias dos seguintes documentos: RG e CPF do casal, o cartão do Bolsa Família, Nome completo e CPF do proprietário da terra onde trabalha

Quem não pode participar?

Funcionários Públicos ou privados

Comerciantes entre outros.

Fonte Novinho.org

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

NOSSAS CONDOLÊNCIAS A FAMÍLIA DE D. ASSIS


Nossos sentimentos a família enlutada de D. Assis que ora sofre pela sua partida, rogamos a Deus para dar o conforto aos que sofrem, e a D. Assis, o Reino do Céu!

ALUNA DA ESCOLA MUNICIPAL BELMIRA VIANA É CLASSIFICADA NO CONCURSO REALIZADO PELO INSTITUTO ECOFUTURO

A aluna Jaqueline, do 9º ano "A", da Escola Municipal Belmira Viana foi classificada no 7ºConcurso Cultural Ler e Escrever é Preciso do Instituto ECOFUTURO,o tema central do concurso foi: Vamos cuidar da vida! O concurso tem como objetivo incentivar o hábito da leitura e expressão autoral através da escrita. Os participantes interagem com os temas escolhidos a cada edição, acessando conteúdos e bibliografia especialmente selecionados. Os autores dos melhores textos são reconhecidos durante evento cultural em São Paulo e com a publicação de obra coletiva, distribuída a todos os participantes. Realizado via web e com abrangência nacional, é aberto às escolas públicas e particulares de todos os níveis da educação, ONGs e bibliotecas. Os professores da EMBEV, Josenildo Pinheiro de Língua Portuguesa e Eliedson Mélo, foram os orientadores dos alunos, orientaram as turmas do ensino fundamental II, os alunos produziram seus textos, foi feita uma seleção pela escola, os selecionados foram enviados para o instituto ECOFUTURO e para nossa alegria recebemos a informação que Jaqueline foi uma das classificadas do concurso. Parabenizamos a nossa aluna pela grande conquista! O texto da aluna, teve com título: Uma estrela adolescente! Parabenizamos professor orientador Josenildo pelo incentivo! Estamos aguardando a etapa final!



PROFESSORES DO TURNO MATUTINO DA ESCOLA MUNICIPAL BELMIRA VIANA, REALIZOU NESTA ÚLTIMA SEXTA-DIA 23/09/2011 A CULMINÂNCIA DO PROJETO “ AS RIQUEZAS FOL

O PROJETO TEVE DURAÇÃO DE 1 MÊS E 22 DIAS. DURANTE ESSE PERÍODO AS PROFESSORAS: ELIENE, GRAÇA, SOLANJE, CLAUDIANA, CILDENÍ, SANDRA, CESICLEIDE, TITA, VITÓRIA E FÁTIMA LIRA TRABALHARAM COM ATIVIDADES RELACIONADAS AO TEMA DO PROJETO TANTO NA SALA DE AULA; COMO EM AULAS DE CAMPO.
O PROJETO TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO OBSERVAR, DESTACAR, CONHECER E VALORIZAR AS RIQUEZAS FOLCLÓRICAS E CULTURAIS NO MUNICÍPIO DE CERRO CORÁ, CULTURA ESSA QUE FOI REPASSADA E PRESERVADA AO LONGO DOS TEMPOS PELOS NOSSOS ANTE PASSADOS E QUE SE FAZ PRESENTE NOS DIAS DE HOJE EM NOSSO MEIO E QUE HONRADAMENTE PRECISA SER APRECIADA.
ESTA CULTURA ESTÁ PRESENTE AINDA HOJE EM NOSSA COMUNIDADE ATRAVÉS DAS CANTIGAS DE RODAS, DAS DANÇAS, DAS BRINCADEIRAS INFANTIS, NOS CANTADORES DE VIOLA, NOS FESTEJOS RELIGIOSOS, NA LINGUAGEM POPULAR, NAS SURPERTIÇÕES, COMIDAS TIPICAS, NA POESIA ,NA MÚSICA E NAS LENDAS LOCAIS.

ALUNAS APRESENTANDO MÚSICA COREOGRAFADA DE CANTIGAS DE RODA
FIGURA 1
ALUNAS APRESENTANDO MÚSICA COREOGRAFADA DE CANTIGAS DE RODA
FIGURA 2
A professora Cildeni no momento de saborear as comidas típicas trazidas pelos alunos e compartilhadas ums com os outros.
fonte: blog da EMBEV

A ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS REALIZA PROJETO BENEFICENTE

Os professores da Escola Municipal José Rodrigues dos Santos ESCOLA ATIVA estarão realizando no mês de outubro um projeto que tem como tema "Me Adote se Puder", o referido projeto tem como objetivo contemplar as crianças daquela escola com presentes os quais serão adquiridos através de doações.

Será enviada uma lista com os nomes de todas as crianças para que quem quizer adota-las para fazer a doação

As doações podem ser de brinquedos, roupas ou alimentos não pereciveis para compor uma sexta básica a ser sorteada entre as crianças. Essas doações deverão serem entregues até o dia 17 de outubro e no dia 21/10 em que acontecerá um momento solene na própria escola, onde serão desenvolvidas atividades de entretenimento e a da entrega dos presentes.
Fonte: blog do centro munnicipal de ensino rural