sábado, 2 de julho de 2011

Morre aos 81 anos o ex-presidente Itamar Franco

Morreu, neste sábado (2), aos 81 anos, o senador e ex-presidente da República Itamar Franco. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e desde o dia 21 de maio e fazia tratamento contra a leucemia.

Veja a trajetória do ex-presidente Itamar Franco



No dia 27, foi transferido para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital após contrair uma pneumonia grave. Em um boletim médico divulgado naquela ocasião, o Albert Einstein havia informado que o ex-presidente apresentara uma “ótima resposta” ao primeiro ciclo de quimioterapia.



O senador, eleito no ano passado pelo PPS de Minas Gerais, foi internado em maio com sintomas de gripe forte e sinusite. Após exames de rotina, o câncer foi diagnosticado “bem no seu início”, segundo o hospital.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

A COMUNIDADE D E IPUEIRA AGRADECE AO PODER PÚBLICO OS BENEFÍCIOS QUE A COMUNIDADE VEM RECEBENDO, VEJA A MATÉRIA DO BLOG DA ESCOLA JOSÉ RODRIGUES

A comunidade Ipueiras está de parabéns onde ganhamos a reforma do miniposto (PSF) SENDO QUE AGORA VAMOS FAZER OS NOSSOS TRATAMENTOS DENTÁRIOS SEM SAIR DA COMUNIDADE, FOI MUITO BOM PRA NÓS. O INVESTIMENTO DA OBRA FOI DE 37.858,57.
COMO TAMBÉM ESTAMOS GANHANDO UMA QUADRA DE ESPORTE PARA FAZERMOS AS NOSSAS ATIVIDADES RECREATIVAS.
A ESCOLA JOSÉ RODRIGUES ESTÁ RECEBENDO ALGUMAS REFORMAS, TAIS COMO: PINTURAS NAS PAREDES, PORTAS ,LIMPA DE MATO NO MURO ,CONCERTO NAS LUZES, INSTALAÇÕES DE VENTILADORES DENTRE OUTROS.
RECEBEMOS 05( CINCO) COMPUTADORES PARA FACILITAR O NOSSO APRENDIZADO FAZENDO PESQUISAS.
A PROFESSORA VITORIA DESENVOLVE PROJETOS CONTADORES DE HISTORIAS ENCANTADAS. DO BLOG:VISITE A ESCOLA E VEJA QUE BELO TRABALHO DESENVOLVIDO PELOS EDUCADORES. NÃO É ATOA QUE O IDEB DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ RODRIGUES FOI O MAIS ALTO DO MUNICÍPIO. PARABÉNS A TODA EQUIPE DE PROFESSORES E A DIREÇÃO DO CENTRO RURAL QUE FAZ O ACOMPANHAMENTO.

CAPACITAÇÃO - Interlegis abre inscrições para 14 cursos a distância

por Luiz CarlosÚltima modificação 30/06/2011 08:54

O Sistema Saberes, do Interlegis, abriu inscrições para 14 cursos a distância. É a terceira etapa de oferta de 2011.

As inscrições podem ser feitas até 19 de agosto pelo portal saberes.interlegis.gov.br.

Outras informações, pelo telefone (61) 3303-2622 ou pelo e-mail saberes@interlegis.gov.br.

Segue em anexo arquivo com cartaz para ser impresso e afixado.

Confira os cursos oferecidos nesta etapa

· Gestão de Contratos na Administração Pública

· Redação Técnica Legislativa

· Br Office Writer

· Desenvolvimento de Competências Gerenciais

· Noções Básicas de Administração

· Introdução ao Orçamento Público

· Técnicas de Oratória

· Princípios Básicos da Gestão do Conhecimento

· Cerimonial no Ambiente Legislativo Municipal

· Formação de Coordenadores de Educação a Distância

· Licitações e Contratos

· Práticas em Jornalismo Legislativo

· Redação Oficial

· Organização de Gabinete Parlamentar

CAPACITAÇÃO - Oficina de Revisão do Regimento Interno e da Lei Orgânica Municipal supera expectativas

Parceria da Escola do Legislativo Miguel Arraes, da Câmara Municipal de Natal, e do Interlegis atrai vereadores e servidores da capital e outros dez municípios do Rio Grande do Norte.

Veja como foi na matéria publicada no site da Câmara Municipal de Natal:

A Oficina de Revisão do Regimento Interno e da Lei Orgânica Municipal, promovida pela Escola do Legislativo Miguel Arraes, em parceria com o Programa Interlegis do Senado Federal, está superando as expectativas dos participantes. No segundo módulo do curso – que termina hoje à tarde- está sendo abordado o Regimento Interno da Câmara Municipal de Natal.

“O nível de participação está muito bom. Vereadores e servidores estão interagindo com a gente e isso contribui para que as Câmaras possam elaborar melhor os seus Regimentos Internos e as Leis Orgânicas. E acredito que depois desse debate muitos municípios terão condições de iniciar a revisão de seus documentos porque muitos deles estão desatualizados”, destacou o diretor da Subsecretaria de Apoio Técnico e Relações Institucionais do Interlegis, Francisco Etelvino Biondo.

Ainda segundo Biondo, é muito importante que não só os vereadores, mas toda a população conheça a Lei Orgânica de seu município, pois é ela quem define o comportamento para a população da cidade. “A Lei Orgânica não pode contrariar as Constituições Federal e Estadual e nem as leis federais e municipais. O prefeito é quem se encarrega de fazer cumprir a Lei Orgânica, sempre observada e fiscalizada pela Câmara de Vereadores”, explicou ele.

Para Marília Mendes, que faz parte da equipe do vereador Ney Lopes Jr, a Oficina foi bastante esclarecedora. “Foram passadas informações muito importantes para nós que trabalhamos direto com os vereadores. Os consultores do Interlegis foram bastante objetivos nas explicações e conseguimos ‘clarear as ideias’, bem como identificar diversos pontos do Regimento Interno que podem ser melhorados”, disse Marília Mendes.

O presidente da Câmara Municipal de Várzea, vereador Márcio Anacleto, também aprovou a iniciativa da Escola do Legislativo da CMN. “Muitas vezes a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara divergem. Aconteceram alguns casos lá em Várzea e agora nós temos subsídios para agir corretamente. A Câmara Municipal de Natal, por meio da Escola do Legislativo, está de parabéns”, disse o vereador Anacleto.

Estiveram presentes na Oficina vereadores e servidores de Casas Legislativas dos municípios de Apodi, Caicó, Canguaretama, Ceará Mirim, João Câmara, Mossoró, Natal, Tibau do Sul, Messias Targino, Várzea e São José de Mipibu. Uma parceria com a Federação das Câmaras Municipais do RN (Fecam) viabilizou a participação dos representantes dessas Casas Legislativas. Todos os participantes que cumpriram as 16 horas-aulas receberão o certificado do Senado Federal.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

CONVITE - CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE - CMS/CC

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE – CMS/CC

Convite

Considerando a importância do conselho municipal de Saúde para as políticas publicas de Saúde no nosso município, bem como a importância deste órgão colegiado para a tomada de decisões na atuação junto a Secretaria Municipal de Saúde.
O Secretário Municipal de Saúde de Cerro Corá, obedecendo aos preceitos constitucionais tem a honra de convidar Vossa Senhoria para participar da II reunião extraordinária deste conselho no ano de 2011.

A reunião se iniciará as 14 Hs do dia 04 de Julho, portanto, Segunda – Feira, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, situada a Rua Guiomar Henrique, nº 73, Centro.


Na oportunidade estaremos discutindo os seguintes assuntos:
  • Apresentação do novo Colegiado de conselheiros 2011 – 2012;
  • Eleição da Presidência;
  • Reconhecimento do decreto municipal convocando a V Conferência Municipal de Saúde de Cerro Corá – RN;
  • Reconhecimento da Portaria expedida pela Secretaria Municipal de Saúde, nomeando membros para atuarem na V Conferencia Municipal de Saúde de Cerro Corá – RN;
  • Conhecimento e aprovação do regimento interno da V conferência municipal de saúde de cerro corá;
  • Conhecimento e aprovação do RAG 2010 – Relatório de Gestão;
  • Apreciação e aprovação do Projeto NASF III.
  • Informações sobre as atividades relacionadas à Saúde no Cerro Corá – Rumo a conquista do Selo UNICEF;
  • Outros assuntos de suma importância para a população do município;
Jailmar Jargas da Silva Rodrigues
Secretário Municipal de Saúde

Toda comunidade está convidada a participar deste ato público.
Cerro Corá, rumo a conquista do SELO!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

ACOMPANHAMENTO DOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA SAÚDE DE CERRO CORÁ - RN PASSA DOS 95%

No relatório consolidado emitido pela a equipe do Bolsa Família/ DATASUS emitido nesta sexta-feira passada, dia 24, mostra que o município de Cerro Corá – RN atingiu quase 100% do acompanhamento dos beneficiários do programa bolsa família com perfil saúde.
O município nesta 1º vigência de 2011 (Janeiro a Junho) tinha 1.205 famílias para acompanhar, nas condicionalidades referentes à saúde, foram localizadas e acompanhadas 1.146, uma cobertura de 95,10 %, uma cobertura bastante elevada, visto que a pactuação é 80% a ser concluída no final de junho.
O quantitativo de crianças beneficiárias com perfil saúde referentes ao acompanhamento nesta vigência foi de 750 crianças para acompanhamento, 707 foram acompanhadas.
Também foram acompanhadas 139 crianças menores de dois anos, das 153 que foram impostas pelo DATASUS/Bolsa Família para acompanhamento.
- “A equipe de estratégia saúde da Família, mais uma vez concernente ao acompanhamento do Programa Bolsa Família na Saúde, está de parabéns. Enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde, bem como todos os beneficiários do Programa Bolsa Família com perfil saúde, que atenderam a convocação para o cumprimento das condicionalidades, mais uma vez cumprimos a lição de casa, RUMO A CONQUISTA DO SELO”, ressaltou o operador máster do programa Luiz Fernando M. Lima e o Secretário Municipal de Saúde Jailmar Jargas S. Rodrigues.

DIA "D" DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE FOI UM SUCESSO!

A campanha contra Pólio, 1º Etapa, este ano teve início no dia 18 de Junho, a nossa cidade, Cerro Corá, só no primeiro dia da campanha atingiu uma cobertura vacinal de 65,47 % do publico alvo da campanha, vejamos na tabela abaixo os números detalhados:

TOTAL NO DIA "D"- META: 892 - DOSES: 584 - COBERTURA: 65,47 %

Hoje dia 29 de Junho a cobertura vacinal do município, se descreve nos quadros abaixo:

Menor de um ano de idade - META: 202 - Doses: 151 - Cobertura: 74,75 %
Um ano de Idade - Meta 202 - Doses: 187 - Cobertura: 92,57 %
Dois anos de Idade - Meta 142 - Doses: 187 - Cobertura: 131,69 %
Três anos de idade - Meta 167 - Doses: 128 - Cobertura: 76,65 %
Quatro anos de Idade - Meta 179 - Doses: 136 - Cobertura: 72,98 %
Total geral até 28/06 - Meta 892 - Doses: 789 - Cobertura: 88,45 %
Veja abaixo cobertura fotográfica de algums momentos do dia "D" de vacinação em nosso município, todos integrados na vacinação das nossas crianças.

Drª Carlla Cilene, Coordenadora da Estratégia Saúde da Família, vacinando crianças no Assentamento Santa Clara - Vila "B" - Cerro Corá - RN.




A Profissional de Saúde Janaína Eloi, integrante de uma das várias equipes espalhadas em nossa cidade para o dia "D" - Unidade MIsta Clotilde Santina.

A Secretaria Municipal de Saúde sob a gestão do secretário Jailmar Jargas S. Rodrigues, em parceria com Secretária Municipal de Educação, gestora Maria de Fátima Melo, então Articuladora local do Selo Unicef e a coordenadora local da campanha Drª Carlla Cilene, Coordenadora da Estratégia Saúde da Família, organizaram estratégias para o dia 18 de junho o dia D da vacinação contra poliomielite. Durante a semana de 13 a 18 a comunidade Cerrocoraense foi mobilizada através dos meios de comunicação, a rádio local e carros de som, que percorreram toda a área urbana e rural do município com a finalidade de sensibilizar os pais sobre a importância de vacinarem seus filhos contra a poliomielite. Postos de vacinação foram instalados em pontos estratégicos da cidade, como também, na zona rural. O resultado foi bastante positivo neste primeiro momento como vimos nos dados acima.
Fonte: Blog do SELO UNICEF de Cerro Corá

terça-feira, 28 de junho de 2011

ATENÇÃO MEMBROS DO PAR - PLANO DE AÇÃO ARTICULADO DO MUNICÍPIO

AMANHÃ DIA 29 DE JUNHO, ACONTECERÁ MAIS UMA REUNIÃO AS 9h, NA CENTRAL DOS CONSELHOS NÃO PERCAM SUA PARTICIAÇÃO É FUNDAMENTAL!

OUÇA MAIS UMA VEZ O PROGRAMA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CERRO CORÁ E FIQUE INFORMADO COM AS AÇÕES DO MUNICÍPIO

O PROGRAMA - CERRO CORÁ EM DIA É DE RESPONSABILIDADE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CERRO CORÁ E VAI AO AR TODAS AS TERÇA-FEIRAS, A PARTIR DAS 13h. É MAIS UM VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO, UMA OPORTUNIDADE QUE O MUNICÍPIO TEM PARA DIVULGAR AS AÇÕES ATRAVÉS DE CADA SECRETARIA. MOSTRANDO A REAL SITUAÇÃO DE NOSSO MUNICÍPIO. FIQUE LIGADO E INFORMADO!

ESCOLA BELMIRA VIANA SERÁ CONTEMPLADA AINDA ESTE ANO..

A Escola Municipal Belmira Viana, localizada na rua Marcos Viana no bairro Tancredo Neves na Cidade de Cerro Corá, será contemplada com 7.000,00 reais, os recursos são destinados a acessibilidade.

Até metade de julho, PSD quer formalizar 15 diretórios

E a Agência Estado informa que no comando da operação política para criar o PSD, o ex-deputado e futuro secretário-geral da sigla Saulo Queiroz trabalha acelerado para cumprir à risca o cronograma de montagem do partido e anuncia que, até 15 de julho, no mínimo 15 diretórios estaduais estarão registrados. Para se constituir um novo partido, bastaria organizá-lo em nove das 27 unidades da federação.

O PSD será fato político concreto a partir do próximo domingo (03), quando serão realizadas convenções municipais em dez Estados onde o partido está melhor organizado. Logo em seguida, no dia 10, o comando do PSD quer fazer as convenções estaduais. Nos outros Estados em que o trabalho está um pouco mais atrasado, as convenções serão realizadas no dia 14 de julho. A partir daí, faltará apenas ingressar nos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) com o atestado de certificação das assinaturas dos apoiadores do PSD Brasil afora. A primeira grande tarefa é a coleta das 500 mil assinaturas de apoiamento. Qualquer cidadão que tenha título de eleitor pode assinar, ainda que seja filiado a outra legenda.

APRENDA O HINO DE CERRO CORÁ


(Letra e Música de Francisco Edson Pereira de Araújo)

Minha cidade querida,
Berço que a vida me deu,
És formosa guarida,
És a vida, és meu sonho, és meu eu.
Cerro Corá é teu nome,

Minha cidade natal quem por você vai passando,
te admirando, cidade imortal.
Teu nome, esta bem gravado na história do Paraguai.
Minha cidade menina,
Na colina você sobressai.

Minha cidade altaneira, orgulho
dos filhos teus, és a cidade serrana.
Tu és soberana da graça de Deus.

BREVE HISTÓRICO DE CERRO CORÁ/RN:

Os índios Canindés e Janduís, os primeiros habitantes da localidade, começaram uma sublevação no final do século XVII, e uma expedição dirigiu-se à região com o objetivo de reprimir o levante. Mas os grupos de povoamento só chegaram à localidade com a fixação de colonizadores, apenas no século seguinte, dedicados à agricultura e à pecuária.

A primeira proprietária de terras na localidade foi Adriana de Holanda Vasconcelos, que no ano de 1764 recebeu duas Datas de Terras. Dona Adriana doou parte da serra que ficava em suas terras a Nossa Senhora Santana, surgindo o nome Serra de Santana.

Nos idos de 1886, o Major Lula Gomes, paraibano de Picuí, proprietário da localidade chamada de Barro Vermelho, fundou o povoado de Caraúbas, nome dado em referência à existência de carnaubeiras nas redondezas. Com o incentivo inicial de Lula Gomes, o povoado se desenvolveu com o importante trabalho de Manoel Salustino Gomes de Macedo, João Soares de Maria, João Pinto, Manoel Osório de Barros e Tomaz Pereira de Araujo, sendo que este último desenvolveu a cidade até esta chegar a categoria de cidade.

A primeira residência que se tinha noticia era a de Gracindo Deitado, onde hoje existe uma loja de eletrodomésticos, na rua Sérvulo Pereira, centro. O primeiro nome do povoado foi Barro Vermelho, se assim dizia porque os vaqueiros que ali passavam ficavam com as roupas tingidas pelo barro daquela cor. Depois, o povoado se chamou Caraúbas, tendo passado a ser chamar Cerro Corá para não ser confundido com o município homônimo da região Oeste do Rio Grande do Norte.

Em homenagem ao último momento histórico da Guerra do Paraguai, o Presidente da Intendência de Currais Novos, João Alfredo Galvão, o Joca Pires, no ano de 1922, mudou o nome do povoado para Cerro Corá, passando a distrito do município de Currais Novos em 1938, pelo Decreto número 603.

No dia 11 de dezembro de 1953, através da Lei número 1.031, desmembrado de Currais Novos, o distrito de Cerro Corá passou à categoria de município do Rio Grande do Norte. O então deputado estadual Cortez Pereira foi o autor do projeto de lei de emancipação política do município, depois sancionada pelo então governador Silvio Pedrosa.

ATENÇÃO PROFESSORES E PROFESSORAS DO 5º ANO , VEJA AQUI UM SIMULADO DA PROVA BRASIL QUE VAI SER APLICADO NA ESCOLA MUNICIPAL BELMIRA VIANA

Questão 01 Localizar informações em um texto (Descritor 1)

CÓCCO, Maria Fernandes; HAILER, Marco Antônio. Alp Alfabetização: Análise, Linguagem e Pensamento. São Paulo: FTD, 1995, p. 149.

A bicicleta pode ser paga em

(A) três vezes
(B) seis vezes.
(C) dezoito vezes.
(D) vinte e seis vezes.

Questão 02

A boneca Guilhermina

Esta é a minha boneca, a Guilhermina. Ela é uma boneca muito bonita, que faz xixi e cocô. Ela é muito boazinha também. Faz tudo o que eu mando. Na hora de dormir, reclama um pouco. Mas depois que pega no sono, dorme a noite inteira! Às vezes ela acorda no meio da noite e diz que está com sede. Daí eu dou água para ela. Daí ela faz xixi e eu troco a fralda dela. Então eu ponho a Guilhermina dentro do armário, de castigo. Mas quando ela chora, eu não aguento. Eu vou até lá e pego a minha boneca no colo. A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua.

MUILAERT, A. A Boneca Guilhermina. In: As Reportagens de Penélope.
São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997, p. 17.
Coleção Castelo Rá-Tim-Bum - Vol. 8.

No trecho "Mas quando ela chora, eu não aguento" (l. 7), a expressão sublinhada significa, em relação à dona da boneca, sentimento de

(A) paciência.
(B) pena.
(C) raiva.
(D) solidão.

Questão 03

O trecho "A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua" (l. 8) expressa

(A) uma opinião da dona sobre a sua boneca.
(B) um comentário das amigas da dona da boneca.
(C) um desejo da dona de Guilhermina.
(D) um fato acontecido com a boneca e a sua dona.

Questão 03

Sobrenome


Como vocês sabem
Frankenstein foi feito
com pedaços de pessoas diferentes:
a perna era de uma, o braço de outra,

05

a cabeça de uma terceira
e assim por diante.
Além de o resultado
ter sido um desastre
houve um grave problema

10

na hora em que Frankenstein
foi tirar carteira de identidade.
Como dar identidade
a quem era uma mistura
de várias pessoas?

15

A coisa só se resolveu
quando alguém lembrou
que num condomínio
cada apartamento
é de um dono diferente.

20

Foi assim que Frankenstein Condomínio
ganhou nome e sobrenome
como toda gente.

PAES, José Paulo. Lé com Cré. São Paulo: Ática, 1996.

1. O assunto do texto é como

(A) as pessoas resolvem seus problemas.
(B) as pessoas tiram carteira de identidade.
(C) o condomínio de um prédio é formado.
(D) o Frankenstein ganhou um sobrenome.

Questão 04

O menino que mentia

Um pastor costumava levar seu rebanho para fora da aldeia. Um dia resolveu pregar uma peça nos vizinhos.
- Um lobo! Um lobo! Socorro! Ele vai comer minhas ovelhas! Os vizinhos largaram o trabalho e saíram correndo para o campo para socorrer o menino. Mas encontraram-no às gargalhadas. Não havia lobo nenhum.
Ainda outra vez ele fez a mesma brincadeira e todos vieram ajudar; e ele caçoou de todos.
Mas um dia o lobo apareceu de fato e começou a atacar as ovelhas. Morrendo de medo, o menino saiu correndo.
- Um lobo! Um lobo! Socorro!
Os vizinhos ouviram, mas acharam que era caçoada. Ninguém socorreu e o pastor perdeu todo o rebanho.
Ninguém acredita quando o mentiroso fala a verdade.

BENNETT, William J. O Livro das Virtudes para Crianças. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

No final da história, pode-se entender que

(A) as ovelhas fugiram do pastor.
(B) os vizinhos assustaram o rebanho.
(C) o lobo comeu todo o rebanho.
(D) o jovem pastor pediu socorro

Questão 04

O pastor mentia por que

(A) Havia um lobo devorando seu rebanho

(B) Para fazer uma brincadeira com os vizinhos

(C) Para fazer de bobos os vizinhos

(D) Para ajudar salvar o seu rebanho do lobo

Questão 04

O texto “ o menino que mentia” tem a finalidade de


(A) dar uma informação.
(B) fazer uma propaganda.
(C) registrar um acontecimento.
(D) transmitir um ensinamento

Questão 06

A menina do texto :
(A) chora de tristeza ao verificar que está trocando dentes.
(B) está trocando seus dentes de leite e não gosta disso.
(C) reclama da dor que sente ao trocar os dentes.
(D) usa o espelho para observar a beleza dos seus dentes

Questão 06

O objetivo do texto é :
(A) alertar. (C) criticar
(B) acnuniar. ( D ) divertir

Questão 05

Feias, sujas e imbatíveis (fragmento)


As baratas estão na Terra há mais de 200 milhões de anos,
sobrevivem tanto no deserto como nos polos e podem ficar até
30 dias sem comer. Vai encarar?
Férias, sol e praia são alguns dos bons motivos para comemorar a

05

chegada do verão e achar que essa é a melhor estação do ano. E realmente
seria, se não fosse por um único detalhe: as baratas. Assim como
nós, elas também ficam bem animadas com o calor. Aproveitam a aceleração
de seus processos bioquímicos para se reproduzirem mais rápido e, claro,
para passearem livremente por todos os cômodos de nossas casas.

10

Nessa época do ano, as chances de dar de cara com a visitante
indesejada, ao acordar durante a noite para beber água ou ir ao banheiro,
são três vezes maiores.

Revista Galileu. Rio de Janeiro: Globo, nº 151, fevereiro de 2004, p. 26.

A expressão "Vai encarar?" (l. 3) é marca de linguagem

(A) científica.
(B) formal.
(C) informal.
(D) regional.

Questão 06

No trecho "Vai encarar?", o ponto de interrogação tem o efeito de

(A) apresentar.
(B) avisar.
(C) desafiar.
(D) questionar.

Questão 07

Texto I

Cinquenta camundongos, alguns dos quais clones de clones, derrubaram os obstáculos técnicos à clonagem. Eles foram produzidos por dois cientistas da Universidade do Havaí num estudo considerado revolucionário pela revista britânica "Nature", uma das mais importantes do mundo. (...)
A notícia de que cientistas da Universidade do Havaí desenvolveram uma técnica eficiente de clonagem fez muitos pesquisadores temerem o uso do método para clonar seres humanos.
O Globo. Caderno Ciências e Vida. 23 jul. 1998, p. 36.

Texto II

Cientistas dos EUA anunciaram a clonagem de 50 ratos a partir de células de animais adultos, inclusive de alguns já clonados. Seriam os primeiros clones de clones, segundo estudos publicados na edição de hoje da revista "Nature".
A técnica empregada na pesquisa teria um aproveitamento de embriões — da fertilização ao nascimento — três vezes maior que a técnica utilizada por pesquisadores britânicos para gerar a ovelha Dolly.
Folha de S.Paulo. 1º caderno - Mundo. 03 jul. 1998, p. 16.


Os dois textos tratam de clonagem. Qual aspecto dessa questão é tratado apenas no texto I?
(A) A divulgação da clonagem de 50 ratos.
(B) A referência à eficácia da nova técnica de clonagem.
(C) O temor de que seres humanos sejam clonados.
(D) A informação acerca dos pesquisadores envolvidos no experimento.


Questão: 01

João participou de um campeonato de judô na categoria juvenil, pesando 45,350kg. Cinco meses depois estava 3,150kg mais pesado e precisou mudar de categoria. Quanto ele estava pesando nesse período?

(A) 14,250kg

(B) 40,850kg

(C) 48,500kg

(D) 76,450kg

________________________________________

Questão:02

Para uma temporada curta, chegou à cidade o circo Fantasia, com palhaços, mágicos e acrobatas. O circo abrirá suas portas ao público às 9 horas e ficará aberto durante 9 horas e meia. A que horas o circo fechará?

(A) 16h30

(B) 17h30

(C) 17h45

(D) 18h30

________________________________________

Questão:03

Um dia tem 24 horas, 1 hora tem 60 minutos e 1 minuto tem 60 segundos. Que fração da hora corresponde a 35 minutos?

A) 7 B) 7 C) 35 D) 60

--- ----- ------ -------

4 12 24 35

Questão: 06

Um garoto completou 1960 bolinhas de gude em sua coleção. Esse número é composto por

(A) 1 unidade de milhar, 9 dezenas e 6 unidades.

(B) 1 unidade de milhar, 9 centenas e 6 dezenas.

(C) 1 unidade de milhar, 60 unidades.

(D) 1 unidade de milhar, 90 unidades.

______________________________________

Questão: 07

A professora de João pediu para ele decompor um número e ele fez da seguinte forma:

4 x 1000 + 3 x 10 + 5 x 1

Qual foi o número pedido?

(A) 4035

(B) 4305

(C) 5034

(D) 5304

_______________________________________

Questão: 08

Gilda comprou copos descartáveis de 200 mililitros, para servir refrigerantes, em sua festa de aniversário. Quantos copos ela encherá com 1 litro de refrigerante?

A) 3

B) 5

C) 7

D) 9

Questão: 04

Num pacote de balas contendo 10 unidades, o peso líquido é de 49 gramas. Em 5 pacotes teremos quantos gramas?

(A) 59

(B) 64

(C) 245

(D) 295 ___________________________

Questão: 09

Um fazendeiro tinha 285 bois. Comprou mais 176 bois e depois vendeu 85 deles. Quantos bois esse fazendeiro tem agora?

(A) 266

(B) 376

(C) 476

(D) 48

Questão: 05

A B C D

Qual é o molde do cilindro?

(A) (B) (C) (D)

Questão:11

R icardo anda de bicicleta na praça perto de sua casa, representada pela figura abaixo.

Se ele der a volta completa na praça, andará


(A) 160 m. (B) 100 m (C) 80 m. (D) 60 m.

Questão:10

Uma bióloga que estuda as características gerais dos seres vivos, passou um período observando baleias em alto-mar: de 5 de julho a 5 de dezembro. Baseando-se na sequência dos meses do ano, quantos meses a bióloga ficou em alto-mar estudando o comportamento das baleias?

(A) 2 meses.

(B) 3 meses.

(C) 5 meses.

(D) 6 meses.

Questão:13

Todos os objetos estão cheios de água.

Qual deles pode conter exatamente 1 litro de água?
(A) A caneca
(B) A jarra
(C) O garrafão
(D) O tambor

Questão:12

1. Fabiana trabalha numa fábrica de caixas. Observe as caixas que Fabiana fabricou.

As caixas mais vendidas para colocar bombons têm a forma de cubos e paralelepípedos. Quais são elas?

a) Tipo I e II b) Tipo I e III c) Tipo II e III d) Tipo II e IV

Questão:14

Mariana colou diferentes figuras numa página de seu caderno de Matemática, como mostra o desenho abaixo.

Essas figuras têm em comum
(A) o mesmo tamanho.
(B) o mesmo número de lados.
(C) a forma de quadrado.
(D) a forma de retângulo.

Questão:15

A figura abaixo mostra um teatro onde as cadeiras da plateia são numeradas de 1 a 25.

Mara recebeu um ingresso de presente que dizia o seguinte: Sua cadeira está localizada no centro da platéia . qual é a cadeira de Mara? (A) 12 (B) 13 (C) 22 (D) 8