sábado, 9 de abril de 2011

MEUS PARABÉNS AO COLEGA CLODIVAL POR MAIS UM ANIVERSÁRIO NATALÍCIO!


Totinha, hoje você passa por mais um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.
Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias.
Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.
Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes.
Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus.
É ser grato, reconhecido, forte, destemido.
É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo;
Parabéns a você nesse dia tão grandioso.
um grande abraço de sua amiga e colega de profissão Graça e também seu colega e amigo Adevaldo.

EMENDA CONSEGUIDA PELA VEREADORA GRAÇA JÁ ESTÁ AUTORIZADA PELA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

O Povo do bairro Tancredo Neves, estão felizes por saber QUE A CAIXA ECONOMICA FEDERAL JÁ AUTORIZOU PARA REALIZAR PROCESSO LICITÓRIO A OBRA DE revitalização das vias de acesso com Adequação Turistica no Bairro Tancredo Neves, beneficiando as ruas: Marcos Viana, Acari e São Tomé (VALTER OLÍMPIO), realizando serviços de pavimentação em paralelepipedo. ( EMENDA CONSEGUIDA PELA VEREADORA GRAÇA, GARANTIDA PELO DEPUTADO FÁBIO FARIA)

VEREADORA GRAÇA APRESENTA DOIS REQUERIMENTOS DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA O POVO CERROCORAENSE OS MESMOS FORAM APROVADOS POR UNANIMIDADE

Praça Tomaz Pereira, nº 11, Bairro Centro, Cerro Corá/RN

CNPJ (MF) 08.386.716/0001-80

E-mail:camaracerrocora@gmail.com

Requerimento Nº 051/2011

A vereadora que este subscreve, nos termos do Regimento Interno desta Casa, vem requerer ao Senhor Presidente, que após ouvir o plenário, Seja oficiado, ao Exmo Sr. Raimundo Marcelino Borges, Prefeito Municipal no sentido de acionar a Secretaria Municipal de Transporte e Obras Públicas – SETOP, para pintura e recuperar a Praça Valter Olimpio localizada no bairro Tancredo Neves neste município.

Justificativa

Esta solicitação se faz necessário, para melhoria e conservação desse bem tão precioso em nosso bairro, haja vista que a mesma encontra-se com várias rachaduras em sua estrutura física, é importante que seja feita essa recuperação o mais rápido possível para evitar maiores danos.

Certo de contar com vossa compreensão e atendimento ao pleito apresentamos votos de estima e respeito.

Câmara Municipal de Cerro Corá RN, em 03 de março de 2011.

Atenciosamente,

Maria das Graças de Medeiros Oliveira Vereadora

Autora

Praça Tomaz Pereira, nº 11, Bairro Centro, Cerro Corá/RN

CNPJ (MF) 08.386.716/0001-80

E-mail:camaracerrocora@gmail.com

Requerimento Nº 052/2011

A vereadora que este subscreve, nos termos do Regimento Interno desta Casa, vem requerer ao Senhor Presidente, que após ouvir o plenário,

seja oficiado, ao Exmo Sr. Raimundo Marcelino Borges, Prefeito Municipal no sentido de acionar a Secretaria Municipal de Transporte e Obras Públicas – SETOP, bem como: enviar também expediente ao Exmo. Sr. Demétrio Torres, Diretor do DER para que se tome providências no sentido de fazer uma operação tapa buracos na RN que liga Cerro Corá a Bodó, principalmente, o trecho da rua Major Lula Gomes até Riachão, deste município.

Justificativa

Esta solicitação se faz necessário, principalmente no trecho compreendido entre a Rua Major Lula Gomes a comunidade de Riachão deste município, devido aos buracos constantes existentes nesta RN e considerando que a responsabilidade é do Governo do Estado, esperamos a mobilização por parte do Sr. Prefeito e ao mesmo tempo enviarmos ofício ao Diretor do DER para que o mesmo tome as devidas providências com o objetivo de atender este pleito. Pela justificativa entendo que seja uma situação de altos riscos ou até mesmo grave em função dos buracos existentes nesta referida via, onde os condutores de veículos automotores de carros e motos ao desviar dos buracos se obrigam a fazer malabarismo na estrada criando um ambiente favorável a consecução de acidentes, colocando em risco a vida de pessoas inocentes. Principalmente se o motorista não for cauteloso ao transitar por este percurso.

Câmara Municipal de Cerro Corá RN, em 08 de abril de 2011.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

08 DE ABRIL DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CANCER

NÃO PERCAM,AMANHÃ, MAIS UMA GRANDE ATRAÇÃO NO FORRÓ DO CANDEEIRO!

PREFEITURA RECEBE AUTORIZAÇÃO DA CAIXA ECONOMICA PARA LICITAR OBRAS

A PREFEITURA MUNICIPAL DE CERRO CORÁ/RN, RECEBEU AUTORIZAÇÃO DA CAIXA ECONOMICA FEDERAL PARA REALIZAR PROCESSO LICITATÓRIO PARA DIVERSAS OBRAS:
  • Construção de Quadra de Esporte na comunidade Ipueiras - zona rural,
  • Construção de Quadra de Esporte Coberta no Projeto de Assentamento Santa Clara - Serra de Santana
  • Revitalização das vias de acesso com Adequação Turistica no Bairro Tancredo Neves, beneficiando as ruas: Marcos Viana, Acari e São Tomé (VALTER OLÍMPIO), realizando serviços de pavimentação em paralelepipedo. ( EMENDA CONSEGUIDA PELA VEREADORA GRAÇA, GARANTIDA PELO DEPUTADO FÁBIO FARIA)
  • Revitalização da avenida principal com Adequação Turistica do acesso a cidade de Cerro Corá / RN - 1ª fase (o projeto beneficará a margem direita da RN-042, com a construção de calçadao para pedestres e e acesso a marginal através dos serviços de pavimentação em paralelepipedo).
Os avisos de licitação estarão em breve sendo publicados nos orgaos oficiais, e esperamos em breve iniciarmos as obras e conclui-las de acordo com cronograma de desmbolso e fisico-financeiros dos projetos. lembrando que os recursos financeiros do Ministério do Esporte já estão creditados em contas especificas de aplicação fnanceira na Caixa Econômica Federal.

FECAM - fecha parceria com o Interlegis para beneficiar as Câmaras Municipais do Estado

Presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte, Edivan Martins esteve em Brasília. Ele esteve com o diretor do Interlegis, Haroldo Feitosa, e com o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL).Durante o encontro foi discutida a implantação de projetos de modernização e transparência nas Câmaras Municipais do Estado, através do programa Interlegis.

O projeto com o Interlegis permite por meio da internet e da transmissão de dados a comunicação e a troca de experiências entre as Casas Legislativas e os legisladores e entre o Poder Legislativo e o público, visando aumentar a participação da população no processo legislativo. Na próxima segunda-feira (11), uma equipe do Interlegis chega a Natal para discutir a implantação dos projetos no Legislativo natalense.

Câmara Municipal

Tragédia no RJ: o que "eu" tenho a ver com isso?

A tragédia ocorrida ontem no Rio de Janeiro, onde um ex-aluno voltou à escola que estudou e, sem mais nem menos, disparou contra crianças, matando 13 de uma vez só, leva à reflexão...
Por que isso tem acontecido com tanta frequência? No Brasil ainda não, graças a Deus...
Nos Estados Unidos, tragédias assim são comuns...e servem de exemplo para as mentes doentias, que ligam a TV e se enlevam com tais gestos heróicos.
No Dia do Jornalista - ontem - a tragédia no Rio de Janeiro me fez refletir: qual o nosso papel nessa história? Divulgar, com todo o requinte de detalhes, abastecendo as tais mentes doentias, estimulando-as a seguir os tais exemplos?
Na minha cabeça, não. Mas tem sido esse o papel da imprensa.
Ontem o Jornal Nacional foi um espetáculo. Até a bancada da apresentadora Fátima Bernardes se transferiu para a escola, cenário da tragédia.
Qual a diferença entre Fátima noticiar do estúdio e da frente da escola? O espetáculo.
E é exatamente esse espetáculo-espetaculoso que alimenta as mentes doentias.
Dos Estados Unidos para o Rio de Janeiro, o canal foi a televisão.
Bandido é bandido e lçugar de bandido é na cadeia, no manicômio, numa clínica de repouso, de acordo com o grau de sua periculosidade. E não no horário nobre, no espetáculo em família na hora do jantar...Pode apostar que o Fantástico de domingo vem pesado e o circo vai ser...fantástico.
Pois no Dia do Jornalista, voltei a refletir sobre isso.
Qual é o meu papel como profissional que noticia fatos? Claro que não é escondê-los, mas em certos casos, não é espetacularizá-los. A Psicologia, certamente, explica isso.
E o espetáculo global foi tão grande, que diante da cena da tragédia, a apresentadora Fátima Bernardes encerrou sua participação dando um sonoro...boa noite.
Coisa que ela não faria se estivesse na bancada do jornal, seguindo o roteiro do teleprompter. No máximo um até amanhã, com os caracteres subindo em silêncio. Mas o espetáculo permitia...até mesmo o ar de riso da apresentadora, que não o faria se estivesse no estúdio.
Um estímulo a mais nas mentes doentias.
Tô fora.

Ah..não à toa a apresentadora do Jornal Nacional foi parar nos TTs do twitter. Fátima ficou entre os mais citados no Trending Brasil do twitter...pelo "boa noite" indigesto no final do JN.

Fonte: Thaisa Galvão

Prefeito de Cruzeta diz que seu candidato a governador enrolou os prefeitos

Coube ao prefeito de Cruzeta, José Sally de Araújo (na foto), o discurso mais contundente da audiência pública de ontem na Assembléia Legislativa sobre o cancelamento dos convênios celebrados com os municípios pelo governo Iberê Ferreira de Souza.

Segundo Sally, que votou em Iberê, o governo de Rosalba Ciarlini está correto em cancelar os convênios feitos de forma ilegal pelo governo anterior. “O governo anterior enganou e enrolou os prefeitos. Essa é a verdade dos fatos. E o governo atual está certo em cancelar todos os convênios feitos de forma ilegal pelo governo passado”, enfatizou José Sally.

Blog de Oliveira Wanderley

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Rosalba convencerá Vivaldo a trocar o PR pelo PSD

Caso o deputado Vivaldo Costa troque o PR pelo PSD, fica claro, mais do que claro, uma coisa: até a governadora democrata Rosalba Ciarlini está trabalhando para fortalecer o novo partido.
Partido que tem como objetivo número 1 o esfacelamento do DEM.
Do DEM de Rosalba, ou do DEM do senador José Agripino?

Fonte Thaisa Galvão

Michel Temer será cidadão natalense

O vice-presidente Michel Temer tem um motivo a mais para estar em Natal no dia 7 de maio: além de prestigiar, como garantiu, a posse do vereador Edivan Martins na presidência da Federação de Câmaras do RN - Fecam - vai receber o título de Cidadão Natalense.
Título concedido, claro, pelo presidente da Câmara, Edivan Martins.
A presença de Temer está confirmada para o dia 7 de maio.
Fonte Thaisa Galvão

Fabio Faria propõe audiência pública no RN sobre Reforma Política


As discussões sobre as mudanças na legislação eleitoral devem envolver a população do Rio Grande do Norte. Requerimento do deputado federal Fábio Faria, único potiguar na Comissão Especial de Reforma Política, propõe que seja realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa do RN para que se conheça a opinião da sociedade. Eventos semelhantes serão realizados em outros estados.

> “A Reforma Política é uma matéria extremamente complexa e não pode ser decidida nos gabinetes da Câmara dos Deputados, sem a participação popular. Acredito que qualquer proposta deve ser analisada nos estados”, defende o deputado líder do PMN. As audiências públicas devem começar a ser realizadas a partir da última semana de abril

Tribunal de Justiça potiguar esclarece que “Lei Maria da Penha” não se aplica a homem agredido por esposa

plenário do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte resolveu durante sessão plenária nesta quarta-feira (06), o conflito de competência entre o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e o Juizado Especial do Distrito Judiciário da Zona Norte, ambos da Comarca de Natal.

E o conflito surgiu diante da Ação Penal que apura possível ocorrência de crime de lesão corporal e dano de uma mulher contra o seu ex-companheiro. De acordo com o relator, desembargador Caio Alencar, como a vítima é pessoa do sexo masculino, não se pode aplicar a Lei Maria da Penha, devendo ser o Juizado Especial Criminal da Zona Norte de Natal o juízo competente para o julgamento da ação penal em questão.

STF confirma constitucionalidade do piso nacional dos professores

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou hoje (6) a constitucionalidade da lei do piso nacional para professores da rede pública e determinou que ele deve ser considerado como vencimento inicial. A legislação, sancionada em 2008, foi ainda naquele ano contestada pelos governadores de Mato Grosso do Sul, do Paraná, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e Ceará. O valor atualizado que deve ser pago pelos estados e municípios aos docentes em 2011 é de R$ 1.187,14.

Dois pontos específicos da lei foram questionados na ação. A principal divergência estava no entendimento de piso como remuneração mínima. As entidades sindicais defendem que o valor estabelecido pela lei deve ser entendido como vencimento básico. As gratificações e outros extras não podem ser incorporados na conta do piso. Por 7 votos a 2, o STF seguiu esse entendimento, considerando improcedente a ação.

Os proponentes da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) queriam que o termo piso fosse interpretado como remuneração mínima, incluindo os benefícios, sob a alegação de que os estados e municípios não teriam recursos para arcar com o aumento.

“Não há restrição constitucional ao uso de um conceito mais amplo para tornar o piso mais um mecanismo de fomento à educação”, defendeu o ministro Joaquim Barbosa, relator da ação, durante seu voto.

Somente os ministros Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello votaram pela procedência da ação. Mendes argumentou que a lei não considera os impactos orçamentários da medida aos cofres estaduais e municipais, o que poderia “congelar” a oferta educacional no país. Apesar de a legislação falar de uma complementação da União quando o ente federado não for capaz de arcar com os custos, para o ministro a forma como ocorrerá o repasse não está regulamentada.

“A lei foi econômica ao dizer da complementação da União. É preciso dimensionar a responsabilidade por parte da União”, apontou Mendes. O ministro Ayres Britto, ressaltou, entretanto, que as questões orçamentárias não podem ser consideradas no julgamento da constitucionalidade de uma matéria.

O outro ponto da lei questionado pela ADI foi a regra de que um terço da carga horária do professor deverá ser reservada para atividades extraclasse como planejamento de aula e atualização. Os governos estuduais argumentaram que nesse ponto a lei fere a autonomia dos estados e municípios em organizar seus próprios sistemas de ensino. Esse ponto ficou pendente, já que não havia maioria no plenário para declarar a inconstitucionalidade. O ministro Ayres Britto, que presidiu a sessão, afirmou que a votação deste item deve ser retomada na próxima semana.

VEJA MAIS UM ARTIGO DE AUTORIA DO ESCRITOR TEÔNIO VIEIRA

O XERIFE

Teônio Vieira- Empresário e colaborador (teonio.vieira@hotmail.com).

A luminosa vida do meu personagem começou amparada na figura de um cidadão que mereceu destaque na vida pública, considerado que foi uma referencia de profissional no desempenho de suas atividades, em prol deste Estado. É óbvio que esse fato não seria suficiente, como ainda hoje não o é, para a emissão de um atestado de garantia, por tempo indeterminado, capaz de assegurar que a réplica seja igual ao modelo original. Mesmo assim, não se pode deixar de ponderar as qualidades decorrentes do seu ascendente.

Fatores interferem, e as decisões individuais podem promover o sucesso à medida que vai caracterizando a pessoa. Portanto, torna-se indispensável o desembaraço para escolher o caminho a seguir, a fixação no objetivo a ser alcançado, a educação, a honestidade, a dignidade, a dedicação ao trabalho, a sinceridade. Todos esses são atributos essenciais para se chagar ao auge. A pessoa objeto deste meu preito é ainda mais completa, alem de tudo, ela é corajosa, é astuta, é apaixonada pelo que faz, e incondicionalmente, sabe valorizar as suas relações de amizade.

Fraseando, eu digo que o cidadão se revela por suas ações, na decência, no intransigente cumprimento dos seus deveres e na defesa dos seus direitos. Do contrário, o homem é um fantoche e a cidadania mera utopia; sobretudo se nós considerarmos que, atualmente, a sociedade convive com uma crise moral e ética que motiva a desesperança. Aí sim, não é apenas importante, mas torna-se imprescindível o exemplo e a ação de desenvolver a consciência dos jovens sobre os preceitos capazes de tornar um indivíduo num cidadão, num líder.

De imediato, pode parecer que a minha pretensão é anunciar alguém perfeito; não, seria uma utopia, nós sabemos que não existe ninguém perfeito, absolutamente ninguém! Mas, é importante reconhecer que o homem se agiganta quando sua simplicidade e humildade permitem distinguir suas próprias fraquezas. É uma pena que, diante dessa atitude, algumas vezes, se torne vidraça atingida por pessoas que na pretensão de virar notícia, faz julgamento apressado e injusto; serventia de quem alimenta interesses mesquinhos.

Nada é mais gratificante que se sentir realizado, não se arrepender de nada, potencializar o amor pela vida e continuar buscando nas entrelinhas dos acontecimentos motivos para acreditar que valeu a pena tanta renuncia. Quantas vezes abdicar da família, desistir dos dias destinados ao descanso e se atrever a colocar em risco a própria vida.

A sociedade é vítima de uma violência assustadora decorrente de uma série de carências que se perpetuam, evidenciando que é mais cômodo aos governantes ignorá-las do que promover ações pontuais para solucionar os problemas, e desse modo continuaremos, como tolos, sendo receptores de promessas vãs. Defendo que, é possível diminuir os riscos sociais privilegiando a inclusão e o desenvolvimento dos jovens por meio de estabelecimentos de ensino com características para qualificar a escolaridade e a formação de cidadania dos adolescentes. Quanto menor o número de escolas com esses atributos, tanto maior será a quantidade de presídios a distribuir diplomas.

Nesse cenário se fará sentir a ausência de pessoas abnegadas capazes de aceitar cometer sacrifícios e renunciar as suas conveniências para servir a coletividade. Vai fazer muita falta o cidadão que durante 46 anos prestou relevantes serviços a sociedade potiguar e aos 70 anos, com a saúde abalada, se despede para uma merecida aposentadoria. A figura em destaque é jornalista, advogado, policial, investigador, veterano delegado reverenciado por seus pares, daqui e de outros Estados, é um líder reconhecido pelos seus companheiros e admirado pela população do Rio Grande do Norte. Por fim, esse personagem corresponde à réplica do modelo original; é filho do Coronel Bento de Medeiros, também distinguido pelas notáveis ações como policial militar e como cidadão. O meu homenageando é o Delegado MAURÍLIO PINTO DE MEDEIROS, o popular “Xerife”, o “caçador de bandidos”, a quem dedico admiração, consideração e grande amizade. Portanto, a ele as minhas congratulações, extensivas aos seus familiares. Tudo justo e perfeito. Parabéns!

Natal, 06/04/2011.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

QUEM MUDA DE IDADE HOJE, É O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA DO MUNICÍPIO DE CERRO CORÁ.


É interessante observamos que todos nós temos um dia que nos é dedicado.

Cada um de nós, com tantas diferenças e tão parecidos, possuimos ao nascer uma data que nos assegura levar adiante um dia de festa todos os anos.

E este dia é a comemoração do nosso aniversário.

O seu chegou mais uma vez. E com certeza tantas pessoas que lhe conhecem, colega, estão lembrando desta data importante que é o seu aniversário.

Que Deus coloque em sua vida grandes bençãos, saúde e alegria. E o mais você conseguirá.

Parabéns, Santos!Feliz aniversário.

São os votos da vereadora Graça e seu colega, Secretário de administração Adevaldo

terça-feira, 5 de abril de 2011

Robinson: vice mais forte

O PSD, mesmo sendo vice-governador, Robinson Faria se tornará um dos maiores líderes políticos do Estado.

O vice será líder de um partido que contará, além do Presidente da Assembleia (Ricardo Motta), com mais seis deputados estaduais, e, provavelmente, com dois federais (Fábio Faria e Paulo Wagner), além de 40 prefeitos, dos vices (que segundo uma fonte supera 40), e de muitos vereadores e vereadoras.

Só para lembrar: ficando com sete deputados estaduais, o PSD será a maior bancada da Assembleia.


Polícia Militar recebe determinação de reprimir o jogo do bicho em todo o Estado do Rio Grande do Norte


1. Expedir instrução específica e clara, a ser publicada no Boletim Geral da Corporação e divulgada em todas as unidades militares da PMRN (batalhões, companhias, pelotões e destacamentos), determinando que todos os policiais militares, no desempenho de suas atividades de rotina, efetivamente reprimam a prática do jogo do bicho, em todo o Estado do Rio Grande do Norte, devendo realizar, nas respectivas áreas de patrulhamento, os procedimentos previstos em lei para a repressão da aludida infração penal. Desse modo, em situações de flagrância, os policiais militares devem conduzir os contraventores até à Delegacia de Polícia Civil com circunscrição na área da ocorrência (Distrital ou de Plantão, conforme o horário), para lavratura do procedimento apropriado, bem como apreender todos os objetos utilizados na pratica delituosa (bancas, anotações, equipamentos, tabelas de resultado etc.), para serem realizados os procedimentos de praxe;

IX. Considerando que a exploração do jogo do bicho constitui contravenção penal prevista no art. 58 do Decreto-lei n° 6.259/1944¹, devendo, como tal, se efetivada a repressão em relação a todos que participem da atividade, ou seja, contra banqueiros, vendedores, compradores, intermediários e todos aqueles que, de qualquer modo, promoverem ou facilitarem a realização do jogo do bicho;

XI. Considerando, portanto, que a repressão às infrações penais é atividade obrigatória e vinculada de todos os policiais, não cabendo aos órgãos de repressão exercer juízo de discricionariedade sobre que lícitos penais que devem ou não ser reprimidos;

¹Art. 58. Realizar o denominado “jogo do bicho”, em que um dos participantes, considerado comprador ou ponto, entrega certa quantia com a indicação de combinações de algarismos ou nome de animais, a que correspondem números, ao outro participante, considerado o \vendedor ou banqueiro, que se obriga mediante qualquer sorteio ao pagamento de prêmios em dinheiro.

Penas: de seis (6) meses a um (01) ano de prisão simples e multa de dez mil cruzeiros (Cr$ 10.000,00) a cinqüenta mil cruzeiros (Cr$ 50.000,00) ao vendedor ou banqueiro, e de quarenta (40) a trinta (30) dias de prisão celular ou multa de duzentos cruzeiros (Cr$ 200,00) a quinhentos cruzeiros (Cr$ 500) ao comprador ou ponto.

§ 1° Incorrerão nas penas estabelecidas para vendedores ou banqueiros:

a) os que servirem de intermediários na efetuação do jogo;

b) os que transportarem conduzirem, possuírem, tiverem sob sua guarda ou poder, fabricarem, darem, cederem, trocarem, guardarem em qualquer parte, listas com indicações do jogo ou material próprio para a contravenção, bem como de qualquer forma contribuírem para a sua confecção, utilização, curso ou emprego, seja qual for a sua espécie ou quantidade;

c) os que procederem à apuração de listas ou à organização de mapas relativos do movimento do jogo;

d) os que por qualquer modo promoverem ou facilitarem a realização do jogo.

Até a terça-feira feira serão tomadas medidas de conscientização da lei, orientando os que se utilizam desta contravenção. A partir da quarta-feira a determinação é que seja conduzida a delegacia quem for flagrado participando deste tipo de comércio.

2. Determinar que os oficiais encarregados da supervisão das equipes de patrulhamento fiscalizem a existência de pontos de aposta e jogo do bicho e, em casos de eventuais omissões dos policiais de serviço, providenciem na forma do item anterior e, ainda, reprimam e apurem eventuais atos de corrupção policial, ou seja, recebimento, solicitação ou exigência de vantagem ilícita para retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício;

3. Caso se verifique o descumprimento da aludida instrução, deverá ser instaurado inquérito policial militar em face dos policiais que se assim agirem, por ação ou omissão, com o escopo de se apurar possível prática dos crimes de insubordinação e de inobservância de lei, regulamento ou instrução, previstos, respectivamente, nos arts. 163 e 324 do Código Penal Militar, além de outros previstos no mesmo CPM, bem como seja apurada a responsabilidade por infração disciplinar.

A autoridade a quem é dirigida a presente recomendação deverá, no prazo de 20 (vinte) dias, informar a esta Promotoria de Justiça as providências adotadas, inclusive fornecendo relatório sobre todas as ocorrências relacionadas à repressão ao “jogo do bicho” verificadas no período, documento tido como indispensável à propositura de possível ação civil pública, nos termos da Lei n° 7.347/1985.

Natal/RN, 03 de março de 2011.

Wendell Beetoven Ribeiro Agra

PROMOTOR DE JUSTIÇA.”

As oligarquias que elegem e deselegem

A site Congresso em Foco (www.congressoemfoco.com.br) dá início hoje a uma série de reportagens sobre Oligarquias.

Estreia com "A incrível bancada dos parentes na Paraíba". CCom um texto que traça o perfil da política paraibana onde pai senador tem filho deputado, mãe deputada tem filho senador, e no final das contas, dos 15 representantes do estado no Legislativo federal (Câmara e Senado), 14 têm parentes na política.
A série não deverá demorar muito para passar pelo Rio Grande do Norte, que continua com suas oligarquias (Alves X Maia) disputando espaços...
Fazendo uma conta rápida, vejamos quantos parentes sobem em palanques para pedir votos por aqui:

Dos 3 senadores da bancada potiguar:

1- Garibaldi Filho (PMDB) -
licenciado para ocupar o Ministério da Previdência, (assumiu o suplente Paulo Davim (PV), sem histórico familiar) entrou na política como chefe de gabinete do tio Agnelo Alves que era prefeito de Natal. Cresceu na política pelas mãos do tio Aluízio Alves, liderança maior, que foi governador, deputado, ministro duas vezes...e líder. Garibaldi foi prefeito de Natal, deputado estadual, governador duas vezes, e está no terceiro mandato de senador. Divide votos com o filho Walter Alves, deputado estadual no segundo mandato, cotado para disputar a Prefeitura de Natal, mas trabalhando mesmo para ser o próximo presidente da Assembleia Legislativa. O pai de Garibaldi, Garibaldi Alves, suplente da ex-senadora Rosalba Ciarlini, assumiu o mandato em definitivo com a eleição de Rosalba para o governo. Tio de Garibaldi, Agnelo Alves, rersponsável pela sua entrada na política, hoje é deputado estadual.

2- José Agripino Maia (DEM) -
senador no terceiro mandato, entrou para a política como prefeito biônico de Natal. Filho de Tarcísio Maia, ex-governador do Rio Grande do Norte. Agripino também foi governador. Tentou eleger, sem sucesso,a mulher Anita Maia, vice-prefeita de Natal. Hoje no Senado, faz dobradinhas eleitorais com o filho, deputado federal Felipe Maia, que está no segundo mandato, e é cotado para disputar a Prefeitura da capital potiguar.

3- Garibaldi Alves (PMDB)
- suplente da ex-senadora Rosalba Ciarlini, assumiu o mandato após eleição para o governo do Estado, quando Rosalba renunciou. Tem 87 anos. Irmão do ex-líder Aluízio Alves e do deputado Agnelo Alves, é pai do senador-ministro Garibaldi Filho, e avô do deputado estadual Walter Alves.

Da bancada federal na Câmara:

1- Henrique Alves (PMDB)
- deputado federal no décimo-primeiro mandato. Filho do ex-líder Aluízio Alves, sobrinho do senador Garibaldi Alves e do deputado Agnelo Alves, primo do deputado Walter Alves e do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves. Tem um casal de filhos adultos que não enveredaram para a política. Só deixará herdeiros se o caçula Pedro henrique, hoje com 9 anos, tomar gosto pela política. Antes de morrer, Aluízio Alves dizia que Pedro Henrique seria o seu único neto político. O tempo dirá.

2- Fábio Faria (PMN)
- deputado federal no segundo mandato, filho do ex-presidente da Assembleia Legislativa e atual vice-governador do RN, Robinson Faria. Fábio é cotado para disputar a Prefeitura de Natal. Solteiro, sem filhos.

3- Felipe Maia (DEM)
- no segundo mandato, também cotado para disputar a Prefeitura de Natal, é filho do senador José Agripino Maia, neto do ex-governador Tarcísio Maia. É solteiro, sem filhos.

4- Sandra Rosado (PSB)
- Filha do ex-deputado Vingt-Rosado, sobrinha do ex-governador Dix"Sept Rosado. Mulher do ex-deputado federal Laíre Rosado, mãe da deputada estadual Larissa Rosado e do vereador mossoroense Layrinho Rosado. Prima do ex-deputado Carlos Augusto Rosado, marido da governadora Rosalba Ciarlini.

5- Betinho Rosado (DEM)
- deputado licenciado para ocupar a Secretaria estadual de Agricultura do governo da cunhada Rosalba Ciarlini. É irmão do primeiro-damo do RN, Carlos Augusto Rosado, filho do ex-governador Dix-Sept Rosado. Primo da deputada Sandra Rosado. Na Câmara, Betinho foi substituído pelo deputado Rogério Marinho (PSDB), hoje sem parentes na política, porém, neto do ex-deputado federal Djalma Marinho.

Os outros 3 deputados, João Maia, Fátima Bezerra e Paulo Wagner...são desgarrados politicamente. Mas João é primo distante de José Agripino Maia, e irmão o deputado distrital Agaciel Maia e do vice-prefeito de Jardim de Piranhas, Galbê Maia.

Pronto...
Agora, se for entrar para o cenário estadual....o negócio vai looonge...
Dos 24 parlamentares, pela ordem alfabética:

1- Agnelo Alves (PDT)
- Tio do ministro Garibaldi Filho, irmão do senador Garibaldi Alves, tio dos deputados Henrique Alves e Walter Alves, cunhado do deputado José Dias, pai do ex-deputado e ex-prefeito de Natal, candidato a prefeito mais uma vez, Carlos Eduardo Alves. Agnelo foi prefeito de Natal e de Parnamirim, e como suplente chegou a assumir o Senado Federal.

2- Dibson Nasser (PSDB)
- filho do vereador, ex-presidente da Câmara, Dicson Nasser.

3- Ezequiel Ferreira de Souza (PTB), filho do ex-deputado Ezequiel Ferreira, irmão da vice-prefeita de Currais Novos, Milena Galvão Ferreira, primo do ex-governador Iberê Ferreira.

4- Fábio Dantas (PHS)
- filho do ex-deputado Arlindo Dantas.

5- George Soares (PR)
- filho do ex-deputado e ex-prefeito de Assu, Ronaldo Soares, neto do ex-deputado Edgar Montenegro.

6- Gesane Marinho (PMN)
- filha do ex-prefeito de Canguaretama, Jurandy Marinho.
7- Getúlio Rego (DEM)
- elegeu por duas vezes o filho Leonardo Rego para prefeito de Pau dos Ferros.

8- Gustavo Fernandes (PMDB)
- filho do ex-deputado e atual diretor geral do Dnocs, Elias Fernandes, neto do ex-prefeito de Pau dos Ferros e Água Nova e ex-deputado estadual, José Fernandes, e da ex-deputada e ex-conselheira do Tribunal de Contas, Lindalva Torquato.

9- José Dias (PMDB)
- cunhado de Aluízio Alves, Garibaldi Alves e Agnelo Alves.Tio afim do ministro Garibaldi Filho, do deputado federal Henrique Alves e do deputado estadual Walter Alves.

10- Larissa Rosado (PSB)- Filha da deputada federal Sandra Rosado e do ex-federal Laíre Rosado, irmã do vereador Layrinho Rosado, neta do ex-deputado Vingt-Rosado. vai disputar pela terceira vez a Prefeitura de Mossoró.

11- Leonardo Nogueira (DEM)
- marido da prefeita de Mossoró Fafá Rosado, herdeira da dinastia Rosado em Mossoró, onde estão listados a governadora Rosalba Ciarlini e o marido Carlos Augusto Rosado, e ainda a deputada sandra Rosado...

12- Márcia Maia (PSB)
- filha dos ex-governadores Lavoisier maia e Wilma de Faria (ex-Maia). Prima do senador José Agripino Maia e do deputado Felipe Maia.

13- Nelter Queiroz (PMDB)
- filho do ex-deputado Nelson Queiroz, irmão do prefeito de Jucurutu, Júnior Queiroz.

14- Poti Júnior (PMDB)
- tio do ex-prefeito de São Gonçalo Jarbas Cavalcante, irmão do ex-deputado Alexandre Cavalcante.

15- Raimundo Fernandes (PMN)
- já elegeu a mulher Nirinha Fernandes para um mandato na Assembleia, para a vice-prefeitura de São Miguel (cargo atual) e agora trabalha para elegê-la prefeita do município, administrado hoje por Galeno Torquato, sobrinho do deputado. Raimundo é primo do ex-deputado e conselheiro do Tribunal de Contas, Alcimar Torquato.

16- Ricardo Motta (PMN)
- filho do ex-deputado Clóvis Motta.

17- Vivaldo Costa (PR)
- irmão do prefeito de Caicó, Bibi Costa, e do ex-deputado Vidalvo Costa.

18- Walter Alves (PMDB)
- filho do ministro Garibaldi Filho, neto do senador Garibaldi Alves, sobrinho-neto do líder Aluízio Alves e do deputado Agnelo Alves, primo legítimo do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves e do deputado Henrique Alves.

Em outras instâncias do cenário local...

1- Rosalba Ciarlini (DEM)- governadora do Estado, ex-senadora, ex-prefeita de Mossoró. casada com o ex-deputado Carlos Augusto Rosado, nora do ex-governador Dix-Sept Rosado, cunhada do deputado Betinho Rosado.

2- Robinson Faria (PMN)
- vice-governador e secretário de Recursos Hídricos do Estado, deputado estadual por 6 mandatos, ex-presidente da Assembleia Legislativa. Filho do ex-deputado Osmundo Faria, pai do deputado federal Fábio Faria.

3- Micarla de Sousa (PV) -
prefeita de Natal. Sem tradição familiar, mas teve como exemplo o pai Carlos Alberto de Sousa, que mesmo desgarrado das oligarquias, se elegeu vereador, deputado estadual, federal e senador. Morreu há mais de 10 anos, não acompanhou a carreira política da filha. Micarla tentou, sem sucesso, eleger o maridoMiguel Weber e a irmã Rosy de Sousa, deputados estadual e federal,

4- Wilma de Faria (PSB)
- ex-governadora e ex-prefeita de Natal. Tem o nome cotado para disputar a Prefeitura no próximo ano. Entrou para a política pelas mãos do ex-marido Lavoisier Maia (ex-governador, ex-senador, ex-deputado federal, ex-vice-governador) e do primo José Agripino Maia. Tem a deputada Márcia Maia como herdeira. Tentou eleger deputado, sem sucesso, o filho Lauro Maia.

5- Carlos Eduardo Alves (PDT)
- ex-prefeito de Natal e candidato a voltar ao cargo, filho do deputado Agnelo Alves, sobrinho do líder Aluízio Alves e do senador Garibaldi Alves, primo do senador-ministro Garibaldi Filho e do deputado-líder Henrique Alves. Foi deputado estadual, prefeito de natal, candidato sem sucesso a governador, agora quer voltar à Prefeitura.

Os sem laços familiares...

1- Geraldo Melo (PPS)
- ex-senador, ex-governador. Quando estava no poder ainda conseguiu eleger o irmão Pedro Melo deputado estadual. Sem sangue azul nas veias, não conseguiu seguir a carreira política. Foi derrotado na disputa pelo Senado, após ter sido abandonado pelos Alves e Maia, que trocaram o apoio prometido a ele pela eleita da époica, Rosalba Ciarlini. Rosado.

2- Aldo Tinoco - ex-prefeito de Natal, eleito pelas mãos da ex-prefeita Wilma de Faria. Ainda conseguiu eleger um irmão deputado, mas sem sobrenome, sumiu da política.

3- Wober Júnior (PPS)- ex-vereador, ex-deputado estadual, não conseguiu se eleger deputado federal.

4- Álvaro Dias (PDT) - Ex-deputado estadual, ex-deputado federal, ex-presidente do PDT. sem laços familiares na política, se aliou ao ex-prefeito Carlos Eduardo, a quem entregou a presidência do PDT. Foi candidato a vice-governador na chapa deCarlos. Não se elegeu e perdeu o mandato de deputado.Em 2012 se dedicará à política de Caicó.

Ufa...
Que tem mais, tem...mas isso foi um texto corrido, sem pesquisa...Se tivesse aberto páginas, lido mais sobre nossa política familiar tão fiel às oligarquias, teria, certamente, encontrado mais. Muito mais