sábado, 28 de novembro de 2009

Vereadores e vereadora se reuni para analisar: LDO,LOA E PPA

Ontem pela manhã reuniu-se na Câmara Municipal, os vereadores: Ronaldo vilar Presidente da Casa, Manoel de Claúdio, Dé, Edivaldo, Aldim e eu (Vereadora Graça,). a reunião foi coordenado pelo Presidente Ronaldo e teve como objetivo analisar e discutir a LDO,LOA e PPA.Fizemos uma análise dessas matérias, mas ainda não "terminamos", sabemos da responsabilidade de está em nossas mãos o destino de nossos município, uma vez que as ações contidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias todas foram propostas pela população nas audiência que houveram e são de suma importância para a população. Foram sugeridas várias emendas, na próxima sexta-feira iremos novamente nos reunir para que seja concluídas e apresentadas as emendas.

Sabemos que a Lei de Orçamento Anual (LOA) detalha a aplicação dos recursos do município em obras e ações para o exercício seguinte. Ela é elaborada com base nas diretrizes anteriormente apontadas pelo Plano Plurianual (PPA) e pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), ambos definidos pelo executivo, a partir de discussões com a comunidade. Antes de virar lei, a proposta orçamentária é analisada pelos vereadores(a) que podem apresentar emendas ao projeto, de acordo com critérios estabelecidos pela LDO.

O Plano Plurianual (PPA) define as prioridades do projeto de desenvolvimento do Município para um período de quatro anos, considerando-se três anos do mandato em curso e um do governo seguinte, a fim de assegurar a continuidade das ações propostas.

O PPA deve conter "as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada". É considerado um instrumento de planejamento de médio prazo, que observa critérios de regionalização, identificando os problemas fundamentais e a forma de atuação do municipio para a sua suplantação.


quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A ESCOLA MUNICIPAL BELMIRA VIANA REALIZA CULMINÂNCIA DE PROJETO!

A Direção da Escola Municipal Belmira Viana juntamente com professores, coordenadores, supervisores, alunos, pais tem a honra de convidar a população em geral para visitar uma exposição dos trabalhos realizados através do projeto: Grito Por mais Leitura". O projeto foi desenvolvido pelos professores e alunos do turno vespertino com a colaboração da professora da Biblioteca Gracinha. A exposição será na EMBEV a partir das 13h com previsão de terminar as 17h. Venham nos visitar!

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CERRO CORÁ RN GANHA PRÊMIO DENOMINADO “PALMAS DE OURO” E FICA ENTRE AS CEM MELHORES DO BRASIL.

A Professora Maria de Fátima Melo Secretária de Educação do Município de Cerro Corá, foi premiada neste ano, pela excelência do ensino, a mesma foi convidada e receber o Prêmio Palma de Ouro’ no Educar Brasil. Encontro Nacional de secretários Municipais de Educação, que ocorreu nos dias 16,17 e 18 de novembro em Balneário camboriú (SC) .

O objetivo do prêmio é destacar as secretarias que se diferenciaram na elaboração de projetos, no gerenciamento e aplicação dos recursos públicos em educação e saúde. Para avaliar cada secretaria municipal do País, foram analisados e compilados em meio eletrônico, informações de diversos quesitos. Neste trabalho, os pesquisadores utilizaram as ‘home pages’ dos Ministérios, Secretarias das Unidades da Federação, Associações de Municípios, Instituições de Ensino, Federações e Prefeituras.

De acordo Fátima Melo, a premiação significa o reconhecimento e o respeito pelas pessoas que indiretamente ou diretamente contribuem para que os jovens obtenham uma boa formação educacional. “A educação é, com certeza, um dos fatores mais importantes para a construção de uma sociedade democrática, desenvolvida e socialmente justa. É condição básica e direito fundamental da cidadania”,

Nossos Parabéns a Secretária Municipal de Educação professora Fátima Mélo, e todos os alunos que ganharam, tendo sido avaliados com uma qualidade melhor de ensino. Nosso município está entre os 100 melhores do País isso é motivo de orgulho para todos nós educadores e educadoras de nossa rede!Vale lembrar que este é o segundo ano consecutivo que nossa secretaria ganha esse prêmio!



EMPRESA DE PEDÃO REINICIA A OBRA DA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL FÉLIX.


Uma boa noticia para os moradores da comunidade Várzea dos Félix, pais, alunos, professores,emfim, todos que fazem o Centro Municipal de Ensino Rural Julita Constância de Assis, a empresa do senhor Pedão reinicia nesta quinta- feira dia (26) a reforma da Escola Manoel Felix Barbosa na comunidade Várzea dos Félix.Agora com certeza teremos umaobra bem feita, a empresa de Pedão todo mundo sabe que tem credibilidade!Tem começo, meio e fim bem feito!!!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Bancada Federal do RN define destinação de emendas


bancada-federal2
A bancada do Rio Grande do Norte se reuniu hoje (24) para definir a destinação das 18 emendas do estado inseridas no Orçamento Geral da União (OGU). Segurança pública, Barragem de Oiticica e a construção do campus da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) em Pau dos Ferros foram algumas obras contempladas pelos parlamentares.
O deputado Felipe Maia (DEM) destinou sua emenda coletiva para o contorno de Mossoró, contemplando a BR-110 e
a Avenida Francisco Motta. “Recebemos vários pleitos de importantes entidades do estado e tentamos enquadrá-los da melhor maneira possível. Eu havia firmado um compromisso com Mossoró e destinei minha emenda individual para atender as milhares de pessoas que transitam pela BR-110. Agora esperamos que o Governo Federal empenhe e repasse os recursos o quanto antes”, ressaltou o parlamentar.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) também será contemplado com recursos para a reforma da sede. Os parlamentares assinaram o compromisso de destinar verba para o órgão após o início da liberação das emendas.
Cada parlamentar indica um projeto para destinar recursos e outras sete são definidas conjuntamente.

Emendas individuais:

  • Deputado Fábio Faria (PMN): construção do Açude Poço de Varas, no Alto Oeste do estado;
  • Deputada Fátima Bezerra (DEM): drenagem no município de Parnamirim;
  • Deputado Felipe Maia (DEM): contorno de Mossoró que contempla a BR-110 e a avenida Francisco Motta;
  • Deputado Henrique Alves (PMDB): apoio aos projetos do perímetro irrigado do Mendubim na região do Vale do Açu;
  • Deputado João Maia (PR): adequação de contornos nas cidades de Caicó e Currais Novos;
  • Deputado Rogério Marinho (PSDB): instalação do Centro de Educação à Distância na região metropolitana;
  • Deputada Sandra Rosado (PSB): ampliação do Aeroporto de Mossoró;
  • Senador Garibaldi Alves (PMDB): drenagem em municípios da região Metropolitana;
  • Senador José Agripino (DEM): obras de infraestrutura urbana, Região Metropolitana de Natal;
  • Senadora Rosalba Ciarlini (DEM): ampliação e reforma de hospitais universitários e construção do Instituto Internacional de Física da UFRN;

Emendas coletivas

  • Segurança Pública do estado
  • Terminal Pesqueiro de Natal
  • Barragem da Oiticica
  • Campus da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa), em Pau dos Ferros
  • Construção da nova sede do Ministério Público Federal
  • Drenagem do bairro de Lagoa Nova, em Natal

Fonte:sneri

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas

Estão abertas desde o último dia 16/11, as inscrições para o Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas-a escola aprendendo com as diferenças, do Ministério da Educação.

O prêmio valoriza as iniciativas de quem trabalha para garantir o direito de todos à educação. São diretores, equipe docente, alunos, pais, entre outros, que colocam na prática políticas, programas e ações para efetivar o direito à educação dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Um reconhecimento às escolas que trabalham para garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos os alunos.

As inscrições irão até 12 de março de 2010.
*Premiação:
As 5 (cinco) escolas premiadas (uma em cada região) receberão como prêmio:

  • Diploma;
  • R$ 8.000,00 (oito mil reais), sob o patrocínio da Fundação MAPFRE/OEI;
  • Apresentação da experiência premiada, por 2 (dois) representantes da escola no Seminário Nacional Educação Inclusiva;
  • Divulgação da experiência em publicação conjunta da Secretaria de Educação Especial – SEESP/MEC e da OEI.

Mais informações: http://peei.mec.gov.br/ – noticias da hora

NOSSOS SENTIMENTOS A FAMÍLIA DO SAUDOSO CHICO CAMELO!

Disse-lhe JESUS: Eu sou a ressureição e a VIDA.
Aquele que crê em mim ainda que morto viverá.
E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá....
João 11:25-26

Venho por meio dessa mensagem mostrar meu profundo sentimento A FAMÍLIA DO SENHOR Francisco Paulo da Silva ( CHICO CAMELO) pelo ocorrido. Infelizmente nem tudo acontece como imaginamos, mas Deus sabe o que faz.

VEREADORA GRAÇA E FAMÍLIA!

ATENÇÃO, NÃO DEIXE ESSA CHANCE PASSAR!

A SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL DE CERRO CORÁ RN,PROMOVERÁ CURSO DE SALGADOS.A PRIORIDADE É PRA VOCÊ QUE É BENEFICIADO DO BOLSA FAMÍLA E TEM INTERESSE EM MONTAR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO,PROCURE O CRAS ( CASA DA FAMÍLIA) PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO A PARTIR DE HOJE, POIS A PREVISÃO PARA O INÍCIO DO CURSO SERÁ A PRÓXIMA SEMANA!ATENÇÃO AS PESSOAS QUE NÃO TEM O BENEFÍCIO E TEM INTERESSE PROCURE A CASA DA FAMÍLIA PARA OBTER ESCLARECIMENTOS!

MAIS CAPACITAÇÃO PARA OS PROFESSORES DE CERRO CORÁ!

ONTEM PARTICIPEI DA AULA INAUGURAL DO CURSO DE INFORMÁTICA ESPECÍFICO PARA PROFESSORES, QUE OCORREU NA ESCOLA ESTADUAL QUERUBINA SILVEIRA ,AS 15h ONDE CONTOU COM AS PRESENÇAS ALÉM DOS CURSISTAS, O DIRETOR DA ESCOLA QUERUBINA JÚNIOR,O INSTRUTOR DO CURSO, UM REPRESENTANTE DO SENAI, UMA REPRESENTANTE DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, RITINHA REPRESENTANDO A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO QUE ORA TAMBÉM REPRESENTOU O SENHOR PREFEITO RAIMUNDO MARCELINO BORGES E EU(VEREADORA GRAÇA). O CURSO INICIOU SEGUNDA FEIRA DIA 23, SENDO BENEFICIADOS 60 PROFESSORES, 30 DA REDE ESTADUAL E 30 DA REDE MUNICIPAL. É UMA PARCERIA ENTRE SENAI, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. O REFERIDO CURSO ESTÁ SENDO REALIZADO EM TRÊS TURNOS: MATUTINO, VESPERTINO E NOTURNO E ESTA ACONTECENDO NO CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL DO BAIRRO TANCREDO NEVES AQUI EM NOSSO MUNICÍPIO! VALE LEMBRAR QUE FORAM APENAS TRINTA MUNICIPIOS NO RN QUE TEVE ESSE PRILÉGIO DE RECEBER GRATUITAMENTE ESTE INSTRUMENTO( CURSO) E NOSSOS COLEGAS PROFESSORES DE CERRO CORÁ TEVE ESSA SORTE DE SEREM BENEFICIADOS COM ESTE RIQUÍSSIMO CURSO! APROVEITEM O MÁXIMO, SOMOS ETERNOS APRENDIZES E PRINCIPALMENTE NA ÁREA DE INFORMÁTICA É QUE TEMOS MUITO O QUE APRENDER! SUCESSO A TODOS OS PARTICIPANTES!

PARABÉNS IVONISE, QUE DEUS LHE PROTEJA !

Abra os olhos e sinta o prazer da vida,
pois hoje é um dia muito especial.

É o seu aniversário !

É um dia para refletir
sobre o ano que passou.
Foram muitos erros e acertos,
mas sempre a certeza
de viver intensamente cada dia,
aproveitando cada momento
para aprender e evoluir.

Pois, cada dia é mais um passo
na longa caminhada da vida.
E certamente você como ninguém
sabe a pessoa especial que é.

Desejo-lhe tudo de bom.

Que você possa ser feliz
e faça os outros felizes,
pois não há dádiva maior
que a vida e o amor.

Por isso,
nunca pare a busca pelo crescimento interior
e continue sempre a ser
a pessoa que você é.

Feliz Aniversário!!!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

CERRO CORÁ GANHA NOVA EMPRESA!


CERRO CORÁ ganha um novo empreedimento, e deve gerar em torno de 40 empregos diretos e mais de 500 indiretos no setor de mandiocultura, empresa está construindo uma indústria de fabricação de farinha de mandioca, localizada no ST. Bom Jardim , neste município, é um investimento dos empresários Manoel Domingos e o Sr. José Vicente(Deca Braz), ambos Cerrocoranse, Manoel trabalhou muito tempo no estado do Ceará , mais não esqueceu sua terra, e voltou pra gerar emprego e renda para o homem do campo, e está recebendo apoio da secretaria de agricultura deste município, como também do SEBRAE. (FONTE BLOG DO SANTOS CAPOTE)

CURSO DE GESTÃO EM POLPA DE FRUTAS

hoje,Terça Feira 24/11/2009 , a Prefeitura Municipal de Cerro Corá RN, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo e a EMATER RN, promove curso de gestão para agricultures da Comunidade de Chã da Divisão e Sitio Novo, no centro de treinamento da EMATER no município vizinho de Lagoa Nova, de 24 a 26/11/09. Vale lembrar que em paralelo será treinado o Gestor da Unidade de Processamento de carnes. É a "Administração Municipal trabalhando pelo desenvolvimeto local". Estes agricultores receberão no proximo m~ês de dezembro a unidade de frutas localizada próximo a Escola Municipal Manoel Belmino no Sítio Novo que será entregue pela EMATER e a Prefeitura Municipal.( fonte blog do Santos Capote)

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Programação da festa da emancipação política de Cerro Corá


Terça-feira (08/12/2009)
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE
Inicio: 8 h
Local: Centro da Terceira Idade- (CCI)

DIPLOMAÇÃO DOS ALUNOS DO BRASIL ALFABETIZADO
Inicio: 19 h
Local: Ginásio de Esportes José Julião Neto

Quarta-Feira (09/12/2009)
NATAL DAS CRIANÇAS
Inicio: 8h
Local-Avenida São João

INAUGURAÇAO DE OBRAS CONCLUIDAS EM 2009
(Unidade de Processamento de Carnes, Conjunto Habitacional Barro Vermelho, Praça Walter Olimpio, Reforma da Biblioteca Municipal Vivaldo Pereira, Reforma da Secretaria de Administração, Agroindústria de polpa de frutas no Sitio Novo)
Inicio – A partir das 15 h

Quinta-Feira (10/11/2009)
CAMINHADA DA PAZ
Itinerário: (Ruas: Gracindo Deitado, Bevenuto Pereira, Paulo Herôncio e Avenida São João).
Inicio: 7h

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇA
Inicio: 9h
Local: Matriz de São João Batista

FORMATURA DO PROERD
Inicio: 15 h
Local: Ginásio de Esportes José Julião Neto

Sexta-Feira (11/12/2009)
Alvorada com a Banda Marcial 11 de Dezembro
Itinerário: Principais ruas da cidade
Inicio: A partir das 5 h

CORRIDA DE PEDESTRE
Inicio: 14 h
Largada: Bairro Tancredo Neves
Chegada: Praça Tomaz Pereira

ENTREGA DE TITULOS HONORÍFICOS PELA CÂMARA MUNICIPAL
Local: Câmara Municipal
Inicio: 19 h
Termino: 22 h

FINAL DO CIRCUITO CERROCORAENSE DE TREKKING
Chegada: 19 h

FESTA DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
Inicio: 22 h
Local: Largo da Prefeitura
Bandas: Detonna, Brasas do Forró e Forró Só o Mii.

ROBINSON FARIA RECEBERÁ TITULO DE CIDADÃO CERROCORAENSE


Robinson Ricardo Mesquita de Faria nasceu em12 de abril de 1959, sua profissão é advogado, veio de uma família com tradição na iniciativa privada. Desde adolescente, trabalhava junto ao pai, o empresário Osmundo Faria. Mas já trazia uma vocação política mais forte. Quando ingressou na faculdade de Direito da UFRN, passou a participar ativamente de comícios e acompanhar a política do estado. Por iniciativa própria, decidiu abraçar a carreira política se elegendo o deputado mais jovem do estado em 1986.
O deputado Robinson Faria (PMN) preside pela quarta vez consecutiva a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte e está no seu sexto mandato parlamentar. Eleito com 70.782 votos em 2006, o deputado foi pela segunda vez seguida o campeão de votos na disputa por uma vaga no Legislativo do Rio Grande do Norte. Dessa vez, alcançando também a marca de segundo mais votado do Brasil, em números proporcionais.
Robinson tem sua atuação marcada por iniciativas em prol do desenvolvimento do estado e é autor, entre outras ações, de audiências públicas para debater temas de grande importância para a economia do estado. Como político, é conhecido por sua luta em favor dos municípios, e por preservar sua coerência e seus compromissos acima dos interesses pessoais.
Ao longo de mais de 20 anos de vida pública, Robinson Faria conseguiu a admiração dos correligionários e o respeito de seus adversários. Fez do Agreste a sua base política, mas hoje sua liderança é reconhecida em todo o Rio Grande do Norte. Para ele, a política não é apenas sua atividade, mas sua missão de vida. “Na atividade política encontra-se a oportunidade de fazer o bem, e o parlamentar se engrandece à medida que o realiza.”
Em nossa região da Serra de Santana o Deputado Robinson Faria vem travando uma luta em defesa da Pavimentação asfáltica da Estrada da Produção, ligando as cidades de Tenente Laurentino Cruz, Lagoa Nova, Cerro Corá e São Tomé junto ao Governo do Estado através do Departamento Estadual de Estrada e Rodagem, pleito este muito antigo que agora entra na fase final para concretização do sonho deste povo da região e principalmente de nosso município, onde teremos menor percurso em torno de 50 km para a capital de nosso Estado. Facilitando assim, o escoamento da produção agrícola desses municípios.
O Deputado Robinson Faria atendendo pedido da Vereadora Graça e do Presidente do PMN, Adevaldo da Silva Oliveira, apresentou requerimento de Nº 1958/08 na Assembléia Legislativa do RN, no dia 9/12/2008, como primeiro passo para que nossa estrada entrasse como prioridade do Governo para o ano 2009/2010 e no mesmo dia o Deputado também apresentou requerimento de nº 1959/08 solicitando também a pedido das referidas lideranças para implantação do sistema de esgotamento sanitário de toda a cidade de Cerro Corá com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de nossa população e facilitar o desenvolvimento de outras atividades na área de carcinicultura, piscicultura e o turismo em uma das mais belas paisagens naturais do Rio Grande do Norte. O referido projeto hoje se encontra na Fundação Nacional de Saúde aguardando Financiamento, mas sabemos que o primeiro passo foi dado inclusive com todo o empenho do Prefeito Novinho. É por essas iniciativas e outras que resolvi oferecer ao Deputado Robinson Faria o Título de Cidadão Cerrocoranese.

O Prefeito Novinho não pára de trabalhar!

Mesmo diante das dificuldades financeiras que estamos vivenciando o nosso prefeito Novinho,ele está mostrando competência em suas ações, está com os pés no chão e adminstrando muito bem o nosso município. Veja as obras que já foram concluídas e as que irão iniciar se Deus quiser!


  • Segunda-feira passada dia 16/11foi dado início a construção de 40 banheiros na comunidade Baixa da Floresta;
  • Estão sendo construídas 60 casas sendo: 30 no Conjunto Barro Vermelho no Bairro T. Neves e 30 espalhadas entre a cidade e Zona Rural;
  • Já estão sendo feita a parte de Ferragens para dar início em breve o Pó tico da entrada de nossa cidade, lá na entrada que vai para a serra de Santana;
  • O Portal turístico as obras estão bastante avançada;
  • A quadra de esporte de Várzea dos Felix foi iniciada, estão fazendo a armação de ferro;
  • iniciou hoje segunda-feira (23) ,o calçamento na Rua Sítio Casa Velha até no cemitério;
  • Brevemente será iniciada a urbanização da Rua Major Lula Gomes com acesso para pedestres.
  • Continua concertando as nossa estradas!

OBRAS A SEREM INAUGURADAS DIA 11 DE DEZEMBRO

  • Matadouro Público;
  • Entrega de 30 Casas a população de nosso município;
  • Praça José Walter Olímpio do Bairro Tancredo Neves;
  • Reforma da Secretaria Municipal de administração.

OUTRAS ATIVIDADES DE INTERESSE SOCIAL

  • O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Integrado e Sustentável e deliberou a aquisição de uma retro-escavadeira, a ser custeada por uma Emenda Parlamentar do Senador José Agripino para 2010;
  • O prefeito assinou em Brasília Convênio com o MEC, em companhia do Vereador Ronaldo Vilar, Presidente desta casa para a construção de uma Creche Modelo para nosso Município através do Deputado Rogério Marinho;
  • O Conselho de Assistência Social deliberou a Implantação do Centro de Convivência de Idosos para a Serra de Santana em 2010.
  • A Comissão de Elaboração do Novo Plano de Carreira do Magistério já se reuniu pela segunda vez para reelaborar o Plano baseado na nova Lei do piso conforme diretrizes do MEC;